Instalação de uma microcentral hidroelétrica na estação de tratamento de água Niterói em Canoas/RS

Autores

  • Rafael Pinto da Cunha
  • Jorge Marcelo Wohlgemuth

Resumo

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) tem como a sua segunda maior despesa, dentro dos seus custos totais, o gasto com energia elétrica. A Unidade de Saneamento de Canoas é o maior sistema da CORSAN e, portanto, uma das que possui maior consumo de energia elétrica. As Estações de Tratamento de Água da CORSAN, em Canoas, são usinas purificadoras de água com elevados gastos de energia. Entretanto, existem dentro dessas plantas, grandes potenciais de geração de energia elétrica, através da transformação da energia cinética (movimento) e, menos um pouco, de posição (altura) em energia mecânica e, consequentemente, em energia elétrica. A Estação de Tratamento de Água Niterói em Canoas é abastecida com água bruta do manancial Arroio das Garças, até o Salto hidráulico. Após a massa líquida transpor o Salto hidráulico, desloca-se pela Calha Parshall até o floculador/decantador. Para a geração de energia na Calha Parshall, utilizou-se o conceito da roda de alcatruzes de baixo (moinho). Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o aproveitamento do deslocamento da massa líquida na Calha Parshall (Salto hidráulico) da Estação de Tratamento de Água (ETA) Niterói, em Canoas, na geração de energia elétrica. A partir das características de operação da hidráulica Niterói, cálculos foram realizados para determinar a potência elétrica efetiva, determinar a corrente elétrica disponível e avaliar a economia obtida na implantação de uma Microcentral Hidroelétrica. Os resultaram apontaram uma potência elétrica efetiva (P e) , em uma hora de operação da ETA, de 5,32 KW/h e uma corrente elétrica disponível (I e ) de 24 amperes. Assim, estima-se, com certa margem de segurança, a geração de energia elétrica suficiente para a alimentação de vinte lâmpadas eletrônicas instaladas no decantador da ETA Niterói, proporcionando uma economia inicial de R$ 600, 00/mês. Acredita-se que a disponibilidade de energia elétrica gerada na Calha Parshall da ETA Niterói seria ainda maior e mais eficiente aprofundando-se os cálculos iniciados neste estudo e utilizando-se equipamentos mais modernos na fabricação de um primeiro protótipo.

Referências

ALVES, D. D. S.; SILVA, S. R.; MARTINEZ, C. B. Micro Central Hidroelétrica com BFT: Energia Renovável para o Abastecimento Rural. In: The 8 th Latin-American Congress on Electricity Generation Transmission, 2009, Ubatuba -SP. p. 1 - 6.

CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Relatório de qualidade das águas interiores do estado de São Paulo. São Paulo. CETESB. 2001a. ______. Inventário de resíduos sólidos domiciliares 2000. Relatório Síntese. São Paulo.

CETESB. 2001b. CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento. Relatório de número de economias e ligações ativas da Unidade de Saneamento de Canoas - Cognos. Canoas, acesso em 23 de jan. 2013.

______. Manual do Curso Básico de Tratamento de Água e Esgoto. Porto Alegre, 2010. FAINZILBER, A. Energia Elétrica. Biblioteca Educação é cultura – Rio de Janeiro: Bloch; Brasília: Ministério da Educação e Cultura: Ministério das Minas e Energia, 1980.

FARRET, F. A. Aproveitamento de pequenas fontes de energia elétrica. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1999.

GUITARRA, G. B. Estimativa de vazão para implantação de micro-centrais hidrelétricas com utilização do SIG. 2012. 44p. Trabalho de conclusão de curso de Engenharia Elétrica com ênfase em energia e de sistemas de automação. Escola de Engenharia Elétrica de São Carlos. São Carlos/SP, 2012.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: População. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?codigo=430460>. Acesso em 01 de mai. de 2013.

LEAL, G. S. G. et al. O Processo de Industrialização e seus Impactos no Meio Ambiente Urbano. QUALIT@S Revista Eletrônica. ISSN 1677-4280. v.7, n.1, 2008.

LEÃO, F. R. Dimensionamento de uma pequena barragem de terra para produção d energia hidrelétrica e irrigação em uma propriedade rural. 2012. 110p. Monografia apresentada para título de bacharel em Engenharia Agrícola. Anápolis/GO, 2012.

NETTO A., J. M. Filtros de Fluxo Ascendente in Técnica de Abastecimento e Tratamento de água. São Paulo: Editora CETESB, vol. 2, 2a ed., 1987

NETTO A., J. M. et al. Manual de Hidráulica. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 8 ed., 2002.

REIS, L. B. Geração de Energia Elétrica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2011.

SANT’ANA, R. F.. Aproveitamentos hidrelétricos de pequeno porte: avaliação de custos e benefícios. Brasília: DNAEE, 1987.

SANTOS, A. et al. Centrais hidro e termelétricas. São Paulo: Edgard Blücher, 1983.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Edição

Seção

Artigos