A avaliação de desempenho humano: uma análise comparativa entre teoria e práxis em empresa do ramo metalúrgico

Autores

  • Maridiani Lamperti
  • Fernando Dewes

Resumo

A Avaliação de Desempenho Humano é um dos temas centrais da área de gestão de pessoas. Ela é importante por proporcionar a identificação, mensuração e a administração do desempenho humano nas organizações. Para avaliar o desempenho as empresas criam seus sistemas e práticas que refletem, via de regra, os conhecimentos e as premissas básicas de seus gestores principais sobre o tema. O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas de uma empresa específica relacionadas à avaliação de desempenho, confrontando-as com aquelas recomendadas pela literatura sobre o tema. Consiste num estudo de caso em uma empresa do ramo metalúrgico, localizada no Vale do Paranhana/RS, possuindo um caráter descritivo. Sua abordagem é qualitativa e documental. Foram analisados registros sobre procedimentos e resultados de avaliações efetuadas, disponíveis na empresa e realizada uma entrevista semi-estruturada com o gestor de RH, focalizando aspectos do atual processo de avaliação. Os resultados indicam profundas diferenças entre o sistema de avaliação seguido pela empresa e as recomendações veiculadas pela literatura para a efetiva avaliação do desempenho.

Referências

BARBOSA, Emerson Rodrigues; BRONDANI, Gilberto. Planejamento Estratégico Organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade. v. 1. dez./2004 – fev./2005.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1982.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1988.

BOHLANDER, George; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

BORLOT, Miriam Nepomuceno Rosa. O Papel da Liderança na Motivação de Equipe. Gestão Contemporânea. v.2. 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Recursos Humanos: o capital humano nas organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

______. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

DIAS, R.; ZAVAGLIA, T.; CASSAR, M.. Introdução à administração: da competitividade à sustentabilidade. 3. ed. Campinas: Alínea, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______. Gestão de Pessoas: um enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2012.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão de Talentos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GRILLO, A. N. Avaliação de desempenho: a experiência brasileira na administração pública. Revista de Administração, v. 17, n. 1, p. 24-38, jan/mar. 1982.

GUIMARÃES,Tomas de Aquino; NADER, Rosa Maria e RAMAGEM, Sergio Pineia. Avaliação de desempenho de pessoal: uma metodologia integrada ao planejamento e à avaliação organizacionais. RAP, Rio de Janeiro, 32 (6), 43-61,nov./dez. 1998.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

LACOMBE, Francisco José Masset. Comportamento Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2012.

LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.

______. Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho para Resultados. São Paulo: Atlas, 2004.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2002.

MARTINS, Paulo Vinicius Nogueira. Práticas em Avaliação de Desempenho Humano Utilizadas em Indústrias com Plantas em Taubaté. Taubaté, 2004.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: metodologia e planejamento. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MOREIRA, Lucymeire Cristina; TOSE, Marília de Gonzaga Lima e Silva. A Prática de Avaliação de Desempenho Humano em Empresas Fabris. Revista do Curso de Administração, mar./jun. 2012.

MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

MOTTA, Carolina da Cruz. Avaliação de Desempenho. Brasília: Centro Universitário de Brasília, 2005.

MÜLLER, Cláudio José. Modelo de Gestão Integrando Planejamento Estratégico, Sistemas de Avaliação de Desempenho e Gerenciamento de Processos (MEIO – Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações). Programa de Pós Graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

OLIVEIRA-CASTRO, G. A.; LIMA, G. B. do C.; VEIGA, M. R. M. Implantação de um Sistema de Avaliação de Desempenho: Métodos e Estratégias. Revista de Administração. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 38-52, 1996.

PINHEIRO, Anderson Daniel. Avaliação de Desempenho na Empresa X: Um estudo sobre a Eficácia do Processo. São Paulo, 2011.

PONTES, Benedito Rodrigues. Avaliação de Desempenho: Métodos Clássicos e Contemporâneos, Avaliação por Objetivos, Competências e Equipes. 10. ed. São Paulo: LTr, 2008.

REIS, Germano Glufke. Avaliação 360º: um instrumento de desenvolvimento de resultados. São Paulo: Futura, 1998.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall,

TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antonio Alfredo Mello. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

Artigos