Análise da política de estoque em uma empresa privada

Autores

  • Bernardo Corrêa Trintin
  • João Carlos Bugs

Resumo

Este artigo realiza um estudo de caso na empresa Famastil Taurus Ferramentas S.A. do segmento de ferramentas manuais, da cidade de Gramado-RS, Brasil, tendo como objetivo analisar a política de estoque de produtos prontos importados, identificando seus critérios e as variáveis externas e internas para apurar os impactos financeiro e operacional causados à organização. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório-descritivo e qualitativo, composto por uma amostra probabilística de quatro sujeitos de pesquisa que, por meio das respostas de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas, proporcionaram apurar as informações solicitadas. Os resultados apontam que a política de estoque pode ser melhorada se aplicados indicadores que possibilitem a medição de sua performance.

Referências

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. Trad. Hugo T.Y. Yoshizaki. São Paulo: Atlas, 1993.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeira Logística Integrada – Supply Chain. São Paulo: Atlas, 1999.

DIAS, Marco A.P. Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

____, Marco A.P. Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos