OS DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EMPRESAS VINCULADAS A UMA ASSOCIAÇÃO PRIVADA DE PAROBÉ/RS.

Autores

  • Tatiana Ferreira
  • Tiago Farias Dias

Resumo

Em um cenário tão concorrido atualmente para as empresas, principalmente pela informação à disposição em função da rápida comunicação presente, ter uma vantagem competitiva se torna essencial para as organizações. O presente artigo tem como intenção analisar as causas de algumas empresas não terem sucesso na implantação do planejamento estratégico, mesmo com o auxílio de consultoria empresarial, já que o planejamento fornece inúmeros benefícios as organizações que o aplicam. Para isso, foi realizado o estudo de múltiplos casos, onde foram executadas entrevistas com empresas que passaram por esta situação e com o consultor que as atendeu. Os procedimentos para o desenvolvimento têm como referência a pesquisa exploratória e bibliográfica de caráter qualitativo. Para interpretação das respostas obtidas com as entrevistas, foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados encontrados salientam a importância que as pessoas envolvidas com a organização e o seu engajamento, tem na implantação. Além disso, demonstra-se que no início do processo de consultoria o nível de conhecimento que os gestores possuem não abrangem a amplitude do assunto, mostrando-se limitados com seus objetivos. Foi destacado também, que durante a implantação alguns gestores acabam desestimulados pela falta de tempo para a execução e monitoramento dos projetos. Ao se analisar a questão do ponto de vista do consultor, há a dificuldade de receberem as informações corretas por parte das empresas desde o início da consultoria, sendo encontradas divergências depois de um período de trabalho. Entre a relação consultor-empresa, foi constatado que em alguns momentos faltou comunicação entre as partes para ajustar metas já estabelecidas que deixaram de ser prioridades para os gestores. Em contrapartida é notável que a contratação de profissionais capacitados para auxiliar na empresa se baseia na busca de novos conhecimentos e visando o crescimento da organização.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos