A TEORIA DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DE MINTZBERG: ANÁLISE DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA STARTUP – TARGET SITUADA NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO

Autores

  • João Gabriel Martin
  • Gisele da Silva Guimarães

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade analisar de que forma as estruturas organizacionais propostas por Henry Mintzberg podem contribuir na Startup Target, e também no processo de tomada de decisão em nível gerencial. Este estudo de caso foi realizado na startup Target localizada no município de Belém-PA. Entende-se que a estrutura organizacional de uma empresa precisa ser clara e objetiva definindo as divisões de trabalho e a hierarquia da empresa, buscando atender as necessidades a fim de maximizar os resultados e auxiliar no processo de tomada de decisão. Foi realizada uma pesquisa com os colaboradores da organização por meio de um questionário fechado com o objetivo de analisar as percepções dos mesmos e compreender qual seria o modelo de estrutura organizacional ideal para a Target. Por fim constatou-se a necessidade de treinamento e padronização da estrutura, e também de um modelo organizacional com pouca formalização, voltado para inovação com a descentralização das tomadas de decisões denominado por Mintzberg de Adhocracia.

Referências

CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organizações & Métodos: um estudo integrado das novas tecnologias de informação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008

CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

______. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MINTZBERG, Henry. A estrutura das Organizações. São Paulo: Dom Quixote, 1995.

______. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Criando Organizações Eficazes: Estrutura em cinco configurações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MONTANA, Patrick J; CHARNOV; Bruce H. Administração. São Paulo: Saraiva, 1998.

MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. de. Metodologia do Trabalho Científico: método e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale. 2009.

RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artigos