Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise reflexiva acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto, considerando que esse formato de ensino traz consigo desafios aos professores e aos estudantes, ainda mais quando se trata do componente curricular Matemática, o qual é permeado de particularidades. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário online aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola localizada no sul do Rio Grande do Sul; este questionário foi respondido por doze, dos vinte e seis estudantes que compõem essa turma. Os resultados apontam que os estudantes têm acesso à internet e utilizam o celular para a realização das tarefas matemáticas, embora, seis deles, também utilize o notebook. Ademais, a maioria dos estudantes cita não ter encontrado dificuldades para aprender matemática e considera que as videoaulas e webconferências são importantes para a aprendizagem. Inclusive, essa é uma sugestão apontada pelos estudantes para melhorar o ensino remoto. Por fim, é importante refletir sobre o índice de mais de cinquenta por cento dos estudantes da turma, que não participaram das atividades propostas, uma realidade que merece atenção e configura-se como um dos desafios do ensino remoto.

Biografia do Autor

Catiane Bartz Schwanz, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. Em fase de conclusão, cursando o oitavo semestre do curso.

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Atuou como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel. Atualmente é professora de Matemática da rede municipal de Canguçu e professora formadora na UAB/UFPel. Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)