Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Universo Psi é uma publicação semestral do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas da Taquara (FACCAT) e tem o objetivo de fomentar a publicação de trabalhos cujos temas envolvam o campo psicológico de modo amplo. Nesta perspectiva, espera-se compartilhar conhecimento acerca da psicologia e suas interfaces, constituindo-se em um periódico de divulgação de trabalhos inéditos no âmbito da psicologia.  De modo específico, busca-se publicar artigos científicos, empíricos ou teóricos, desenvolvidos em diferentes contextos acadêmicos e de atuação psicológica, bem como, a partir de suas áreas correlatas. Na seção artigos empíricos são considerados também estudos de casos nas diferentes áreas de atuação psicológica. 
Aceitam-se, para avaliação, colaborações inéditas (originais) em português, espanhol e inglês, teóricas ou empíricas, relacionadas à Psicologia. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros dos Conselhos Editorial e Consultivo, garantindo o anonimato dos autores e, também, dos pareceristas em todo processo de avaliação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão Teórica

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos para avaliação e possível publicação na Revista Universo PSI são avaliados pela Comissão Editorial e por dois consultores independentes com reconhecida expertise na temática do texto em que se insere o referido trabalho. Ainda que a indicação de potenciais avaliadores por parte dos autores possa ser considerada, cabe destacar a necessidade dos avaliadores pertencerem a outro grupo ou instituição que não a dos autores, não havendo, ainda, a garantia de que serão estes indicados para a avaliação do manuscrito.

A entrada no processo editorial tem início com a avaliação por parte da equipe de apoio editorial no que tange aos critérios estabelecidos da adequação do manuscrito às normas da Revista. A partir disso, a Comissão Editorial avalia o trabalho submetido quanto ao seu potencial para publicação, levando-se em conta o escopo e método de estudo, a partir dos parâmetros da política editorial da Universo Psi. Em caso de avaliação for negativa, o artigo é arquivado e os autores comunicados.

Em caso de uma apreciação inicial positiva, o manuscrito é encaminhado aos Editores Associados que selecionam e encaminham aos pareceristas ad hoc para avaliação. A análise por pares segue a modalidade double-blind review.


É imprescindível que o manuscrito submetido seja apresentado anonimamente, não constando qualquer forma de identificação quanto autoria e/ou instituição de origem.

Os autores serão informados quanto à decisão de aceite e terão acesso a uma síntese dos pareceres dos avaliadores, sendo que a identificação dos pareceristas será preservada. As versões reformuladas serão reavaliadas pela Comissão Editorial, podendo esta solicitar tantas mudanças quantas forem necessárias para a aceitação final do texto. Em caso de rejeição do manuscrito, o texto é arquivado e os autores são informados.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer blind review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos, com reconhecida expertise na área temática e de atuação do referido manuscrito. Após pareceres dos consultores, o manuscrito é avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.

Em alguns casos, o editor pode ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo.

Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto pelos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados.

A aceitação final dos artigos depende, quando for o caso, da efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es) além dos dos seguintes critérios:

  • Adequação do título ao conteúdo;
  • Estrutura da publicação;
  • Clareza e pertinência dos objetivos;
  • Método;
  • Resultados;
  • Discussão;
  • Considerações finais;
  • Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista, e
  • Pertinência à linha editorial da publicação.

O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores e suas afiliações.

Os avaliadores ad hoc, após emissão de parecer decorrente da avaliação do manuscrito, informarão aos editores a recomendação de:

  1. Aceitar;
  2. Correções obrigatórias;
  3. Enviar para outra revista;
  4. Rejeitar

 Contudo, a decisão final será feita pela equipe editorial da Revista Universo Psi.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Políticas de Ética

1. Normas gerais: os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis;
2. Originalidade e plágio: os autores devem garantir que os artigos submetidos à Revista Universo Psi são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos de outros autores, que isso seja devidamente citado. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;
3. Publicação múltipla, redundante e simultânea: um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;
4. Sobre as fontes: o trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços;
5. Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação;
6. Divulgação e conflitos de interesses: todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas. Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista ou a Editoria de Periódicos e cooperar com o editor para corrigir o artigo.
Estamos empenhados em garantir que publicidade, reimpressão ou qualquer outra fonte de receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais. Nossos artigos possuem avaliação “cega” para garantir a qualidade da publicação científica.
* Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.