PESQUISA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROBLEMÁTICA NO CONTEXTO REGIONAL

Autores

  • Shirlei Alexandra Fetter
  • Daniel Luciano Gevehr

Resumo

O presente estudo parte de um esforço reflexivo que busca elucidar e compreender a relação entre pesquisa e docência na formação de professores, tendo como objetivo problematizar o papel da universidade nesse processo. Tendo em vista a importância da Universidade para o desenvolvimento local e regional, considera-se imprescindível a reflexão em torno da formação de professores por ela operacionalizada, haja vista ser essa uma das atividades de maior impacto direto na formação cidadã e humana do espaço regional. Dessa forma, o presente estudo esboça a intensão de uma pesquisa a fim de obter o título de mestre, pretendendo apresentar um contributo à reflexão em torno da relação entre pesquisa e docência na formação de professores, evidenciando a função que exerce a universidade no desenvolvimento local e regional. A proposta da educação voltada para o desenvolvimento local e regional está diretamente vinculada à compreensão da necessidade de se formar pessoas que amanhã possam participar ativamente das iniciativas capazes de transformar o seu entorno E assim, proferir através da educação o sujeito como um ser consciente de sua transitividade crítica, racional e questionadora. Com referências à educação, neste sentido, a Universidade proporciona os conhecimentos necessários para que se possa agir e transformar sua realidade, isto é, ter e exercer uma cidadania, visto que as instituições de ensino têm autonomia para organizar os processos científicos de conhecimento e formação profissional, levando em consideração o ensino, pesquisa e extensão como processos inseparáveis.

Referências

ASSMANN, Hugo. Curiosidade e prazer de aprender. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 15 mai. 2016.

______. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 mai. 2016.

______. Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional. 2012. Disponível em: http://www.mi.gov.br/conferencia-nacional-de-desenvolvimento-regional. Acesso em: 03 set. 2016.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas: desafios da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária, Sao Paulo, v. 6, n. 4, p. 5-38, 2008.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2003.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Atlas Socioeconômico Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu_filho=807&cod_menu=805&tipo_menu=POPULA&cod_conteudo=1396. Acesso em: 06 set. de 2016.

FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque. Reflexões sobre universidade, pesquisa e iniciação científica. RBPAE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

______. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FURTADO, Celso. Introdução ao desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisas em educação métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: ARGOS, 2015.

GÓMEZ, David Rodríguez; SALLÁN, Joaquín Gairín. Innovación, aprendizaje organizativo y gestión del conocimiento en las instituciones educativas. Educación, Barcelona, v. 24, n. 46, p. 73-90, 2015.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Porto Alegre. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=43&search=rio-grande-do-sul>>. Acesso em: 6 set. 2016.

LEITE, Denise; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Conhecimento, avaliação e redes de colaboração: produção e produtividade na universidade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

______; GENRO, Maria Elly Herz; BRAGA, Ana Maria e Souza (Orgs.). Inovação e Pedagogia Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

MARQUES, Mario Osorio. Escrever é Preciso. Petrópolis: Vozes, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: O Social e o Político na Pós-Modernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

STAKE, Robert E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-14

Edição

Seção

Artigos