VIVENDO A CIÊNCIA EM SABERES QUE SE ENTRELAÇAM NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Ana Teresinha Elicker
  • Tiele Janine Kaiser
  • Rosemari Lorenz Martins

Resumo

O tema do presente estudo é a reflexão do processo de ensino/aprendizagem em contexto formal de sala de aula com o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar envolvendo adolescentes, do nono ano, de uma escola do município de Rolante/RS. O texto Vivendo as Ciências em saberes que se entrelaçam na prática interdisciplinar é o relato do desenvolvimento dessa prática, na qual se estudaram os passos para a elaboração de um projeto com a participação efetiva dos alunos em que a definição de metas. A escolha do tema de estudo surgiu através de diálogos com os estudantes e esteve vinculado com a realidade deles. Tem como objetivo geral refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida por meio de um projeto em que os alunos foram os protagonistas e agentes de desenvolvimento das atividades que aconteceram em uma turma regular, em situação formal de aprendizagem. Essa prática contemplou a maioria das disciplinas do currículo escolar e obteve total aderência dos alunos, que apresentaram bons resultados em produções de textos e em prática de pesquisa.

Referências

ANASTASIOU, L.G.C. A Ensinagem como desafio à ação docente. Revista Pedagógica, Unochapecó, ano 4, n. 8, jan/jun 2002.

BRASIL. BNCC. Base Nacional Comum Curricular. 2018

LEMKE, Jay L. Letramento Multimidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, Jul./Dez. 2010.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital. Entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre, RS: Grupo A, 2011.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro. José Olímpio, 2007.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relógio d’Água, 2004. Liinc em Revista, v.1, n.1, março 2005, p. 3-15. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 21 fev. 2019.

VASCONCELLOS, C. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 6. ed. São Paulo: Libertad, 1999.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

______. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Edição

Seção

Artigos