A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO(A) PROFESSOR(A) NA ÓTICA DE FREIRE

Autores

  • Raquel Karpinski
  • Shirlei Alexandra Fetter

Resumo

Apresentamos como temática central da proposta dialógica a formação pedagógica do professor (a) na ótica freireana. O objetivo é fazer uma discussão em relação a formação permanente, com especial ênfase na teoria freireana. Enquanto metodologia buscou-se descrever conceitos e relaciona-los ao pensamento de Paulo Freire. Deste modo, os resultados apresentam-se - sob específica atenção - o que se diz em respeito à formação docente. Esse, enquanto participante do processo educacional aos diferentes ambientes sociais. Assim, percebe-se que o espaço educativo, enquanto instituição de razões e capacidade de possibilitar mobilização para a subjetividade do/a professor/a, está caracterizado pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos de formações. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade profissional e docente da educação num contexto prático, social e cultural.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1991b.

______. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015a.

______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991a.

______. Pedagogia da Autonomia. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

______. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

KARPINSKI, Raquel Lemes. Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de graduação em pedagogia na FACCAT. 145 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS). Porto Alegre, BR-RS, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PIMENTA, Selma Guarrido. Mesa-redonda: por uma pedagogia de formação de professores –embates conceituais e crítica das políticas atuais. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

NÓVOA, António. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto, Porto Editora, 1995.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil: 1930 -1973. Petrópolis: Vozes, 1978.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Edição

Seção

Artigos