A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO(A) PROFESSOR(A) NA ÓTICA DE FREIRE

Raquel Karpinski, Shirlei Alexandra Fetter

Resumo


Apresentamos como temática central da proposta dialógica a formação pedagógica do professor (a) na ótica freireana. O objetivo é fazer uma discussão em relação a formação permanente, com especial ênfase na teoria freireana. Enquanto metodologia buscou-se descrever conceitos e relaciona-los ao pensamento de Paulo Freire. Deste modo, os resultados apresentam-se - sob específica atenção - o que se diz em respeito à formação docente. Esse, enquanto participante do processo educacional aos diferentes ambientes sociais. Assim, percebe-se que o espaço educativo, enquanto instituição de razões e capacidade de possibilitar mobilização para a subjetividade do/a professor/a, está caracterizado pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos de formações. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade profissional e docente da educação num contexto prático, social e cultural.

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Referências


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