Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Form@ção de Professores em Revista - Faccat é uma publicação semestral pelos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara - Faccat e objetiva refletir acerca das práticas de ensino nas mais diversas áreas de conhecimento, também relatando experiências docentes e discentes significativas e inovadoras tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica. Com isso, a publicação tem por propósito divulgar ideias, conceitos, revisões teóricas e práticas educacionais que compreendam o trabalho docente e discente na dinâmica ação-reflexão-ação, promovendo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Aceitam-se, para avaliação, colaborações inéditas (originais) em português, inglês e espanhol.
A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial, garantindo o anonimato dos autores e, também, dos pareceristas em todo processo de avaliação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos são submetidos à avaliação de dois pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo “cego”, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:
    • Adequação do título ao conteúdo;
    • Estrutura da publicação;
    • Clareza e pertinência dos objetivos;
    • Metodologia;
    • Resultados e discussão;
    • Informações inteligíveis;
    • Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista, e
    • Pertinência à linha editorial da publicação.
Os pareceristas preenchem um formulário de parecer (encaminhado pelo Editor), aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial pode durar em média 3 (três) meses.
O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores e suas afiliações.

Após pareceres da Comissão Editorial, o manuscrito é avaliado pelos editores que podem solicitar outros ajustes antes da aprovação final.
Em alguns casos, os editores podem ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo.
Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto pelos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados. A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.