OS CONTROLES INTERNOS APLICADOS PARA ACOMPANHAR OS LIMITES DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: ESTUDO DE CASO NOS MUNICÍPIOS DO VALE DO PARANHANA/RS

Autores

  • Jessica Caroline Prass
  • Ailson José Vier

Resumo

A administração pública tem por objetivo a prestação de serviços públicos e, para atingi-los, atua de forma planejada, organizada, dirigida e controlada, a fim de satisfazer as necessidades de interesse da coletividade. Nesse sentido, o controle é parte integrante na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, que trouxe a responsabilidade com a gestão fiscal. O controle interno é realizado dentro da administração sobre os atos e atividades desempenhadas e pode auxiliar os governantes no alcance de seus objetivos e na utilização adequada dos recursos públicos confiados, além de assegurar o interesse da população no controle dos serviços públicos. O presente estudo apresenta como tema os controles internos aplicados para o acompanhamento dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos municípios do Vale do Paranhana/RS e tem como objetivo identificar os controles internos estabelecidos para acompanhar os limites das despesas com as rubricas de pessoal, educação e saúde para auxílio à gestão financeira. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, num estudo de casos múltiplos, de forma exploratória e abordagem qualitativa e quantitativa, mediante coleta de dados com entrevistas semiestruturadas nas Unidades Centrais de Controle Interno (UCCI) dos municípios do Vale do Paranhana/RS. Com os resultados obtidos, pode-se perceber que as UCCIs fazem seus acompanhamentos sobre os limites abordados por meio de análises mediante os relatórios de envio obrigatório ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e não utilizam acompanhamentos próprios da UCCI para munir o gestor com informações sobre a gestão financeira.

Referências

ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo esquematizado. São Paulo: Método, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 18 mar. 2017.

______. Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0200.htm>. Acesso em: 18 mar. 2017.

______. Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 30 mar. 2017.

______. Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8429.htm>. Acesso em: 13 abr. 2017.

CAVALHEIRO, Jader Branco; FLORES, Paulo Cesar. A organização do sistema de controle interno municipal. 4. ed. Porto Alegre: CRC-RS, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2012.

º CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE. A eficácia da lei de responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos municipais. Disponível em: <http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/anais/4CCF/20101129180548.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2017.

CRUZ, Flávio da; JUNIOR, Adauto Viccari; GLOCK; José Osvaldo; HERZMANN, Nélio; TREMEL, Rosângela. Lei de responsabilidade fiscal comentada: Lei Complementar nº 101 de 4 de maio 2000. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

FLORES, Paulo César. O plano plurianual nos municípios. Porto Alegre: Alcance, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GONTIJO, Vander. Instrumentos de planejamento e orçamento. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/cidadao/entenda/cursopo/planejamento.html>. Acesso em: 26 mar. 2017.

IX SEFET 2012 SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. A importância do controle interno como ferramenta de controladoria na administração pública. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/28816537.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2017.

KHAIR, Amir Antônio. Lei de Responsabilidade Fiscal: guia de orientação para as prefeituras. Porto Alegre: BNDES, 2001.

KALIFE, Marco Aurélio. Administração pública: Lei de Responsabilidade Fiscal e a controladoria. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/contabilidade/article/viewFile/5897/3538>. Acesso em: 31 mar. 2017.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 1997.

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Gestão pública: gestão pública aplicada, gestão pública no Brasil, de JK à Lula, gestão orçamentária e financeira, a gestão fiscal responsável, tributação e orçamento, tópicos especiais em contabilidade pública, gestão de contas nacionais, gestão ecológica e ambiental, economia do turismo. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Administração pública, concessões e terceiro setor. 3. ed. São Paulo: Método, 2015.

OTT, Ernani. Técnicas de pesquisa em contabilidade. São Leopoldo: UNISINOS, 2012.

PETER, Maria da Glória Arrais; MACHADO, Marcus Vinicius Veras. Manual de auditoria governamental. São Paulo: Atlas, 2009.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUINTANA, Alexandre Costa; MACHADO, Daiane Pias; QUARESMA, Jozi Cristiane da Costa; MENDES, Roselaine da Cruz. Contabilidade pública: de acordo com as novas normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público e a lei de responsabilidade fiscal. São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, Mauro Sérgio dos. Curso de direito administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

______, Hudson dos; LUCHI, Paulo Sérgio. A importância do controle interno enfoque da despesa com pessoal no âmbito municipal. <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/2056/2056>. Acesso em: 12 abr. 2017.

Seminário Nacional do Controle de Contas da União e os Municípios: Fiscalização, Controle e Orientações de Final de Mandato. Brasília: TCU, 2012.

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SOUZA, Jorge Bento de. Controle interno municipal: uma abordagem prática. Porto Alegre: Evangraf, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Artigos