Aspectos teóricos da tributação ecológica
Resumo
O presente estudo examina a tutela do meio ambiente, do ponto de vista jurídico tributário. A pesquisa dos contornos doutrinários e teóricos sobre a tributação ambiental, que se apresenta como instrumento de intervenção no domínio econômico pelo Estado, a fim de corrigir as externalidades negativas que fomentam a crise ecológica e, mais do que isso, incentivar as condutas positivas. Os princípios fundamentais do direito ambiental impõem a cooperação do ente público, a partir de uma atuação preventiva e voltada para a internalização dos custos sociais pelo poluidor. Entretanto, a validade das normas tributárias indutoras em matéria ambiental depende do atendimento das limitações impostas pela Constituição Federal, na qual se observa a possibilidade do caráter extrafiscal da tributação como uma flexibilização do sistema, afastando sua incidência de uma vinculação estrita à capacidade contributiva, sem olvidar, porém, da necessidade de observância à razoabilidade e à proporcionalidade da tributação.Referências
BALEEIRO, Aliomar. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar.7.ed. Ver. E compl. à luz da Constituição de 1988 até a Emenda Constitucional n.° 10/1996 por Mizabel Abreu Machado Derzi. Rio de Janeiro: Forense, 1998.
BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário.3.ed. São Paulo: Lejus, 1998.
BOBBIO, Norberto. Dalla strutturaalláfunzione: nuovistudidi teoria deldiritto.2.ed. Milano: EdizionidiComunità, 1984.
BOITEUX, Fernando Netto. Inexistência de Crédito de IPI por Insumo Sujeito a Alíquota Zero: a Questão Constitucional. Revista Dialética de Direito Tributário n.° 140. São Paulo: Dialética, 2007.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional.13.ed. São Paulo: Malheiros, 2003.
CÔELHO, Sacha Calmon Navarro. Teoria Geral do Tributo e da Exoneração Tributária.3.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999.
COSTA, Regina Helena. Apontamentos sobre a Tributação Ambiental no Brasil. Direito Tributário Ambiental (org. Heleno Taveira Torres). São Paulo: Malheiros, 2005.
FERRAZ, Roberto. Tributação Ambientalmente Orientada e as Espécies Tributárias no Brasil. Direito Tributário Ambiental (org. Heleno Taveira Torres). São Paulo: Malheiros, 2005.
FILHO, Willis Santiago Guerra. Epistemologia Sistêmica para Fundamentação de um Direito Tributário da Cidadania Democrática e Global. Direito Tributário Ambiental (org. Heleno Taveira Torres). São Paulo: Malheiros, 2005.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito.6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LAGEMANN, Eugenio. Tributação ecológica. Revista Ensaios FEE v. 23, n.° 1. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul, 2002.
MELLO, Marcos Bernardes de. Teoria do Fato Jurídico: Plano da Existência.12.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
NABAIS, José Casalta. Direito Fiscal e Tutela do Ambiente em Portugal. Direito Tributário Ambiental (org. Heleno Taveira Torres). São Paulo: Malheiros, 2005.
OLIVEIRA, José Marcos Domingues de. Direito Tributário e Meio Ambiente.3.Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
RIBAS, Lídia Maria Lopes Rodrigues. A Efetividade e a Eficiência Ambiental dos Instrumentos Econômico-Financeiros e Tributários. Direito Tributário Ambiental (org. Heleno Taveira Torres). São Paulo: Malheiros, 2005.
SCAFF, FernandoFacury, TUPIASSU, Lis Vieira da Costa. Tributação e Políticas Públicas: O ICMS Ecológico. Direito Tributário Ambiental (org. Heleno Taveira Torres). São Paulo: Malheiros, 2005.
SEBASTIÃO, Simone Martins. Tributo Ambiental. Curitiba: Juruá, 2006.