A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FUNDAMENTALISTA PARA AVALIAR O PREÇO DAS AÇÕES DE COMPANHIAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES (B3)

Autores

  • Marilei Rodrigues da Rosa
  • Rafael Bered

Resumo

Investir no mercado financeiro é um grande desafio para os investidores, visto que o mercado de ações está sujeito às interferências das constantes transformações da política e da economia. Em vista disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a importância da análise fundamentalista para o investimento em ações através da análise das demonstrações contábeis e financeiras. Buscou-se analisar o desempenho das ações em relação ao preço de mercado e, assim, mostrar a importância de cada índice na estruturação de uma análise segura, de modo a orientar os investidores na tomada de decisão. Para tanto, a presente pesquisa, quanto ao objetivo, é exploratória com delineamento em estudo de caso, bibliográfica e documental com abordagem qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi feita com base na análise de conteúdo. Diante dos dados analisados, concluiu-se que a análise fundamentalista é uma ferramenta contábil extremamente importante para avaliar o “preço justo” dos papéis de uma companhia, levando-se em consideração as expectativas do mercado, auxiliando os investidores a potencializar o seu investimento em ações.

Referências

ANDRICH, Emir Guimarães. ANDRICH, Rene Guimarães. CRUZ, June A. Westarb. GUINDANI Ari Roberto. Finanças corporativas: análise de demonstrativos contábeis e de investimentos. São Paulo: InterSaberes, 2014.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BANCO DO BRASIL. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2017.

BANCO ITAÚ UNIBANCO. Disponível em: <https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores >. Acesso em: 05 mar. 2017.

BLATT, Adriano. Análise de Balanços: Estruturação e Avaliação das Demonstrações Contábeis. São Paulo: Makron Books, 2001.

BRAGA, Gustavo Dornelles. Seleção e análise de uma carteira de ações através do uso da análise fundamentalista. 2009. 63 p. Monografia (Graduação) – Curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/19152/000734304.pdf?sequence=1>. Acesso em: 06 mar. 2017.

CAVALCANTE, Francisco; MISUMI, Jorge Yoschio. Mercado de capitais. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

______; RUDGE Luis Fernando. Mercado de capitais: O que é, como funciona. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CIA HERING. Disponível em: <http://hering.riweb.com.br>. Acesso em: 05 mar. 2017.

COTAÇÕES. Disponível em: <http://cotacoes.economia.uol.com.br/acao/cotacoes-historicas.html> Acesso em: 12 jun. 2017

DAMODARAN, Aswath. Avaliação de Investimentos – ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

DEBASTIANI, Carlos Alberto; RUSSO, Felipe Augusto. Avaliando Empresas, Investindo em Ações. São Paulo: Novatec, 2008.

EQUIPE INFOMONEY. 2005. Como Analisar o Mercado de ações. Disponível em: <http://www.infomoney.com.br/educacao/guias/noticia/527579/como-analisar-mercado-acoes>. Acesso em: 06 fev. 2017.

GERDAU. Disponível em: <http://ri.gerdau.com/>. Acesso em: 05 mar. 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 65-88.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

KERR, Roberto Borges. Mercado financeiro e de capitais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

LAGIOIA, Umbelina C. Teixeira. Fundamentos do mercado de capitais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LOJAS AMERICANAS. Disponível em: <https://ri.lasa.com.br>. Acesso em: 05 mar. 2017.

MARTELANC, Roy; PASIN, Rodrigo; PEREIRA, Fernando. Avaliação de empresas: um guia para fusões & aquisições e private equity. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PEREIRA, Cleverson Luiz. Mercado de capitais. Curitiba: InterSaberes, 2013.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais: fundamentos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

______. Mercado de capitais: fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PÓVOA, Alexandre. Valuation: como precificar ações. São Paulo: Globo, 2007.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2009.

USIMINAS. Disponível em: <http://ri.usiminas.com>. Acesso em: 05 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Artigos