A importância da perícia contábil no ingresso da ação judicial: O papel do perito como assistente técnico

Autores

  • Leonardo Benetti Oberherr
  • Sergio Antônio Nikolay

Resumo

Devido ao dinamismo que a economia mundial vem apresentando e também às divergências que a sociedade tem mostrado junto ao Judiciário, o presente estudo tem o objetivo de verificar a importância da Perícia Contábil e do Perito Contábil (neste caso, especificamente, como assistente técnico de uma das partes envolvidas, desde o ingresso da ação judicial). É perceptível que, com o passar dos anos, as dificuldades manifestadas pela sociedade em geral, para a resolução de conflitos de forma amistosa ou conciliações não tão conturbadas está cada vez menor. A busca pela justiça, através de meios legais, vem crescendo expressivamente. Alicerçado em uma pesquisa bibliográfica, a proposta consiste em elaborar um material que explique e exemplifique a Perícia Contábil; e em demonstrar – por meio de um estudo exploratório, baseado em uma pesquisa objetiva fechada, direcionada aos profissionais dessa área – a importância do assistente técnico no ingresso da ação judicial. Nesse sentido, pôde-se perceber que a Perícia Contábil e o Perito Contador Assistente Técnico têm um papel fundamental no auxílio à justiça, na medida em que apoiam e embasam as decisões do juízo. Entretanto, é pertinente mencionar que, apesar da bibliografia e dos profissionais entrevistados entenderem que ingressar a ação judicial já com perícia elaborada por Assistente Técnico é uma ferramenta de grande valia, segundo o histórico da pesquisa.

Referências

ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia Contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRASIL. Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Institui o Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jan. 1973.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução 1.243, de 10 de dezembro de 2009. Aprovou a NBC TP 01: Perícia Contábil. Brasília, DF, 01 jan. 2010.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução 1.244, de 10 de dezembro de 2009. Aprovou a NBC PP 01: Perito Contábil. Brasília, DF, 01 jan. 2010.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de Perícia Contábil. Porto Alegre, 2011.

HOOG, Wilson Alberto Zappa. Perícia Contábil. Em uma abordagem racional científica. Curitiba: Juruá, 2011.

MAGALHÃES, Antonio de Deus F.; LUNKES, Irtes Cristina. Perícia Contábil nos Processos Cível e Trabalhista. O Valor Informacional da Contabilidade para o Sistema Judiciário. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MOURA, Ril. Perícia Contábil Judicial e Extrajudicial. 3. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2011,

ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SÁ, Antônio Lopes de. Perícia Contábil. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SARANTOPOULOS, Sócrates. Perícia Judicial e Administrativa. Uma abordagem prática. Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Artigos