Aplicabilidade do controle interno nas empresas de serviços contábeis da região do Vale do Paranhana/RS

Autores

  • Cristiane Zonta
  • Ailson José Vier

Resumo

As empresas Prestadoras de Serviços Contábeis buscam apresentar aos seus clientes, de forma íntegra e fidedigna, os registros contábeis e as suas demonstrações. Como ferramenta fundamental para assegurar essas informações, utiliza-se o Controle Interno, com o intuito de monitorar e acompanhar o desenvolvimento dos processos operacionais realizados na empresa. A presente pesquisa objetivou analisar e identificar a aplicabilidade do Controle Interno nas empresas de Serviços Contábeis do Vale do Paranhana/RS, e apontar se essas estão utilizando esses controles. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, de forma exploratória, mediante um questionário estruturado de 10 perguntas fechadas aplicado aos profissionais associados da ACON (Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana/RS), através de e-mail, além de pesquisas bibliográficas. As evidências obtidas revelam que grande parte dos contadores possui conhecimento, utiliza de forma adequada o sistema de controle interno e disponibiliza treinamentos e manuais internos aos seus colaboradores. Isso demonstra que cada vez mais se faz necessária uma adequada estrutura de Controles Internos, amparando a empresa nos procedimentos internos, adotando como princípios básicos a ética e a transparência na divulgação de dados, auxiliando na tomada de decisões.

Referências

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. Textos, Exemplos e Exercícios resolvidos.7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANDRADE, Armando. Eficácia, eficiência e economicidade: como atingi-las através de adequados sistemas de controles internos. São Paulo: 1999.

ARAÚJO, Aneide Oliveira; OLIVEIRA, Marcelle Colares. Tipos de pesquisa. Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada a Contabilidade - Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP. São Paulo, 1997.

ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BORDIN, Patrcia; SARAIVA, Cristiane Jardim. O controle interno como ferramenta fundamental para a fidedignidade das informações contábeis. Revista eletrônica de Contabilidade. Julho 2006.Disponível em: <http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIInEspecial/a12vIInesp.pdf>. Acesso em 31 mar. 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. Ed. Rios de Janero: Campus, 2003.

FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil: normas de auditoria, procedimentos e papéis de trabalho, programas de auditoria, relatórios de auditoria. 4. Ed. – 6 .reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

JUND, Sérgio Lopes. Auditoria, conceitos, normas, técnicas e procedimentos. Rio de Janeiro: Impetus, 2002.

JUNIOR, Valderio Freire de Moraes; ARAUJO, Aneide Oliveira. Artigo: Características do controle interno nas empresas de serviços contábeis. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/460.pdf> Acesso em 10 mar. 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. – 2. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. Controladoria – Um enfoque na eficácia organizacional. São Paulo: Atlas, 2007.

______. Controladoria – Instrumento de apoio ao processo decisório. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, Marcelo Aparecido Martins; D’ÁVILA, Marcos Zähler. Conceitos e técnicas de controles internos de organizações. São Paulo: Nobel, 2002.

PINHO, Lorena de Andrade; GOMES, Sonia Maria da Silva; PINHO, Wandré de Andrade; AZEVEDO, Tânia Cristina. FMEA: análise do efeito e modo de falha em serviços – uma metodologia de prevenção e melhoria dos serviços contábeis. Revista da Associação Brasileira de Custos, vol. III, n°. 1, jan/abr: 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 .ed. rev. E atualizada. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.

THOMÉ, Irineu. Empresas de serviços contábeis: estrutura e funcionamento. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos