O papel do contador como gestor organizacional: percepções e análises da contabilidade gerencial

Autores

  • Carlos Alexandre Resser
  • Sandro Cezer Pereira

Resumo

Entre tantos avanços tecnológicos e a competividade atual, o papel do contador, nos últimos anos, assumiu novas características. O profissional contábil é de grande importância para o cenário empresarial, pois fornece informações econômicas e financeiras, que, muitas vezes, por meio delas, se define o crescimento de uma organização. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral fazer uma investigação da atuação do contador como gestor organizacional, a fim de diagnosticar como este se sente ou percebe as mudanças e dificuldades, dentro da profissão. Para isso, realizou-se uma entrevista com três profissionais contadores, atuantes em áreas distintas, sendo elas na área pública, na área da educação e na área da indústria. Utilizou-se, como metodologia deste estudo, a pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, com análise qualitativa revisada. Por meio deste trabalho, procurou-se investigar, junto a profissionais da contabilidade de áreas distintas, as principais características e mudanças percebidas por estes, em relação ao papel do contador na área de gestão organizacional, bem como aos aspectos ligados a tomada de decisão. Conclui-se que a maioria não considera o contador como um gestor, mas utiliza-se da contabilidade gerencial para as tomadas de decisões.

Referências

BAZZI, Samir. Contabilidade Gerencial. 1. ed. Curitiba: Editora Inter saberes, 2015.

BAZZOTTI, Cristiane; GARCIA, Elias. A importância do sistema de informação gerencial para tomada de decisões. 2005. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAevdgAI/art-3-a-importancia-sistema-informacao-gerencial-tomada-decisoes > Acesso em: 10 mai 2017.

BEDÊ, Marco Aurélio. Onde estão as Micro e Pequenas Empresas no Brasil. 1. ed. São Paulo: SEBRAE, 2006. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mpes_numeros/onde_mpes_brasil.pdf>. Acesso em 07 mai 2017.

BEUREN, Ilse Maria et all. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BORGES, Jéssica da Silva, et all. O contador como gestor e suas ferramentas de apoio na gestão empresarial. Diálogos em Contabilidade: teoria e prática (Online), v. 1, n, 1, jan/dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/dialogoscont/article/view/1220>. Acesso em 10 mai. 2017.

CORRÊA, Luiz Paulo França.2010. O Uso da Contabilidade Gerencial como Ferramenta de Gestão das Pequenas e Médias Empresas da Amrec. 91 p. Monografia (Graduação) – Curso de de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010. Disponível em <http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00004C/00004C83.pdf>. Acesso em 10 mai 2017.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.

GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric W.; BREWER, Peter C. Contabilidade gerencial. Tradução Christiane de Brito. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2008.

______; BIANCOLINO, César Augusto, BORGES, Tiago Nascimento. Sistemas de Informações contábeis: uma abordagem gerencial. 6ª ed. reimpr. São Paulo: Saraiva, 2010.

GIROTO, Maristela. Por que investir em desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Contabilidade. Editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, Brasil, n. 176, p. 11-27, Ano XXXVII, Mar./Abr., 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). As micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil 2011. Coordenação de Serviços e Comércio. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

LUNKES, Rogério João; SCHNORRENBERGER, Darci. Controladoria: na coordenação dos sistemas de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009

______; RIBEIRO, Osni Moura. Introdução a Contabilidade Gerencial. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

MIRANDA, Claudio de Souza. Ensino em contabilidade gerencial: uma análise comparativa de percepções de importância entre docentes e profissionais, utilizando as dimensões de atividades, artefatos e competências. 2010. 234 p. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2011. Disponível em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-04032011-163936/publico/tesesfinal.pdf > Acesso em: 01 mai 2017.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Disponível em: <https://www.campograndenews.com.br/artigos/contador-ou-administrador-a-responsabilidade-de-cada-profissional>. Acesso em 10 mai 2017.

PROVANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani César. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SÁ, Antonio Lopes de. O perfil do contador em nossos dias. 2010. Disponível em: <http://www.lopesdesa.com.br/wp-content/uploads/2012/03/O-perfil-do-contador-emnossos-dias.doc>. Acesso em 10 mai 2017.

SANTIAGO, Cleiton. O que é gestão, gerenciamento e administração?. 2016. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-gestao-gerenciamento-e-administracao/93514/>. Acesso em 10 mai. 2017.

SCHMIDT, Paulo (org.). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SHIMIZU, Tamio. Decisão nas Organizações: Introdução aos Problemas de Decisão encontrados nas Organizações e nos Sistemas de Apoio à Decisão. São Paulo: Atlas, 2001.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo Atlas, 1997.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Edição

Seção

Artigos