A evolução dos processos contábeis com as novas tecnologias: estudo de caso em uma indústria metalúrgica no Vale do Paranhana No Rio Grande do Sul

Tânia Márcia Scherer, Dorneles Sita Fagundes

Resumo


Os processos contábeis, bem como os profissionais da área, vêm se desenvolvendo e evoluindo com as mudanças tecnológicas, as quais tem conquistado maior espaço a cada dia. Para compreender melhor essa evolução, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, com delineamento no estudo de caso em uma indústria metalúrgica instalada no Vale do Paranhana, no Estado do Rio Grande do Sul. Para dar embasamento ao estudo, fez-se uma revisão da literatura acerca da história e de alguns conceitos da contabilidade no que tange à evolução dos processos contábeis com a implementação de novas tecnologias, tendo como objetivo geral identificar as diferenças entre os processos contábeis atuais e os empregados desde a concepção da empresa Ferramentas Paraboni Ltda. Já para conhecer os impactos causados pela introdução de novas tecnologias na empresa, realizaram-se entrevistas com profissionais que atuam, ou atuaram no setor contábil da organização, buscando saber qual a sua percepção frente às modificações ocorridas. Após obtidas as informações julgadas relevantes para o estudo, fez-se uma análise interpretativa, cujos resultados mostraram que os processos contábeis da empresa pesquisada evoluíram progressivamente com o uso das novas tecnologias, ficando evidente ainda que a empresa vem inovando permanentemente, tendo uma visão clara das informações, o que proporciona maior agilidade e rapidez nas tomadas de decisões.

Texto completo:

PDF

Referências


BAIRRO, Darliene Rodrigues de. Sistemas de informação contábil como ferramenta para a tomada de decisão. 2008. 45 p. Monografia (Graduação) – Curso de

Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2008. Disponível em:

. Acesso em: 20 mar. 2017.

BAZZI, Samir. Contabilidade em ação. Curitiba: InterSaberes, 2014.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

CHELA, Katherinne Kristinne; SIMÃO, Roni; SERPE Marceli. A evolução da contabilidade: contabilidade manual à tecnológica. 2014. Disponível em: Acesso em: 05 mar. 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a sistemas, organização e métodos – SO&M. São Paulo: Manole, 2010.

COELHO, Cláudio Ulysses Ferreira; LINS, Luis dos Santos. Teoria da contabilidade: abordagem contextual, histórica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

COTRIN, Anderson Meira, SANTOS, Aroldo Luiz dos; JUNIOR Laerte Zotte. A evolução da contabilidade e o mercado de trabalho para o contabilista. Revista Conteúdo, Capivari, v.2, n.1, jan./jul. 2012. Disponível em:

Acesso em: 27 mar. 2017.

DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva. 2008.

FERRAMENTAS PARABONI LTDA. Arquivos da empresa. Riozinho, 2017.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE. Prensa. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2017.

ILARINO, Samira; SOUZA, Marta Alves de. Sped (Sistema Público de Escrituração Digital): Impactos da sua Implantação na Empresa XX. Revista Científica do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do UNI-BH, Belo Horizonte, vol. III, n. 1, jul-2010. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2017.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento: aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 15. ed. São Paulo: Atlas 2009.

MARTINS, Fernando. Os impactos do avanço tecnológicos nas empresas de contabilidade da cidade de Cascavel – Paraná. 2010. 65 p. Monografia (Graduação) – Curso de Bacharel de Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Paraná, 2010. Disponível em:

. Acesso: 25 mar. 2017.

MIRANDA, Leonardo Prado. A influência da evolução da tecnologia da informação para os profissionais e escritórios de contabilidade: um estudo de caso. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do

Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2015.Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2017.

MUSEU ITINERANTE DA CONTABILIDADE. Imagem capturada em 14 set. 2017, Gramado/RS.

OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PIO, Vivian. Contabilidade para todos. 2014. Disponível em: . Acesso em 21 de set. 2017.

PORTAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul: Histórico da Nota Fiscal Eletrônica. Disponível em:

Acesso em: 29 mar. 2017.

PORTAL DO CFC: Área de interesse: SPED. Disponível em:

Acesso em: 24 mar. 2017.

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informação empresariais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1998.

______. Antônio Lopes de. História geral da contabilidade no Brasil. Brasília: Conselho Federal de contabilidade, 2008.

SANTOS, Maria Lúcia dos; SOUZA, Marta Alves de: A importância do profissional contábil na contabilidade gerencial: uma percepção dos conselheiros do CRC/MG. 2009. Disponível em:

. Acesso em: 27 mar. 2017.

SCHMIDT, Paulo. História do Pensamento Contábil. Porto Alegre: Bookman, 2000.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da; MARTINS, Wilson Thomé Sardinha. História do pensamento contábil com ênfase na história da contabilidade brasileira. Curitiba: Juruá, 2007.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera. Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2017.

TREIN, Aline. A evolução da contabilidade e os avanços tecnológicos. Trabalho de Conclusão (Graduação) - Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, Taquara. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.