A importância da auditoria interna na contribuição da gestão dos negócios

Autores

  • Marcos Vinícius dos Santos
  • Ailson José Vier

Resumo

Toda organização necessita demonstrar exatidão em suas demonstrações contábeis para garantir segurança aos usuários dessas informações, e por isso se vem destacando, no atual cenário, a função do Auditor. Esse profissional surge com o intuito de testar a eficiência e a eficácia dos controles da organização. A Auditoria Interna, com seu amplo conhecimento das características das principais áreas corporativas, pode auxiliar as empresas a adotar uma abordagem eficaz e completa na gestão empresarial, possibilitando um cenário de redução sustentável dos custos, além de ajudar a identificar corretamente as oportunidades de economia. O presente estudo objetiva identificar e analisar os fatores que fazem a Auditoria Interna influenciar, positivamente, a gestão empresarial, servindo como principal meio de assessoria. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa de forma exploratória mediante um questionário estruturado de 11 perguntas fechadas aplicado em empresas da cidade de Santo Antônio da Patrulha (RS), enviado via e mail. Os resultados obtidos revelam que as empresas acreditam no potencial dos departamentos de Auditoria Interna e que fica evidente a sua participação nas rotinas da organização e no planejamento administrativo, trabalhando como meio de assessoria para a alta administração. Isso demonstra que a Auditoria Interna se consolida como sendo parte atuante das instituições e que seu papel vai além dos antigos conceitos de verificações de documentos.

Referências

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Auditoria: um curso moderno e completo. Textos, Exemplos e Exercícios resolvidos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ARAÚJO, Aneide Oliveira; OLIVEIRA, Marcelle Colares. Tipos de pesquisa. Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada à Contabilidade - Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP. São Paulo, 1997.

ATTIE, William. Auditoria Interna. 2. d. São Paulo: Atlas, 2012.

BOYNTON, William C; JOHNSON, Raymond N; KELL, Walter G. Auditoria. São Paulo: Atlas, 2002.

BORDIN, Patrícia; SARAIVA, Cristiane Jardim. O controle interno como ferramenta fundamental para a fidedignidade das informações contábeis. Revista de Contabilidade. Universidade Federal de Santa Maria. Julho 2006.

CONSELHO FEDERAL DE CONTÁBILIDADE, Resolução CFC 821/97, de 17 de dezembro de 1997. Aprova a NBC P 1 – Normas Profissionais de Auditor Independente, com alterações e dá outras providências.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC No 986/03, de 21 de novembro de 2003. Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC No 1.203/09, de 27 de novembro de 2011. Aprova a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil. Teoria a Pratica. São Paulo: Atlas, 2004.

FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 4. d. São Paulo: Atlas, 2001.

______. Auditoria Contábil: normas de auditoria, procedimentos e papéis de trabalho, programas de auditoria, relatórios de auditoria. 4. ed. – 6. reimpr. São

Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. L. Auditoria operacional e de gestão. São Paulo: Atlas, 2000. Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Defesa da Profissão. Disponível em: <http://www.iiabrasil.org.br/new/valordaauditoria/index.html> Acessado em 18 de outubro de 2013 às 19:21.

JUND, Sergio. Auditoria: conceitos, normas, técnicas e procedimentos. Rio de Janeiro: Impetus, 2001.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing - Uma Orientação Aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINELLI Auditores. Curso básico de auditoria Interna. Campinas: UNICAMP, 2002.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. Controladoria – Um enfoque na eficácia organizacional. São Paulo: Atlas, 2007.

PAULA, Maria Goreth Miranda Almeida. Auditoria Interna: embasamento conceitual e suporte tecnológico. São Paulo: Atlas,1999.

PINHEIRO, Geraldo José; CUNHA, Luís Roberto Silva. A importância da auditoria na detecção de fraudes. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 31-48, abril 2003.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2012.

UHL, Franz; FERNANDES, João Teodorico F. S. Auditoria Interna. Instituto de Auditores Internos do Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1974.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Artigos