A importância da auditoria interna na contribuição da gestão dos negócios

Marcos Vinícius dos Santos, Ailson José Vier

Resumo


Toda organização necessita demonstrar exatidão em suas demonstrações contábeis para garantir segurança aos usuários dessas informações, e por isso se vem destacando, no atual cenário, a função do Auditor. Esse profissional surge com o intuito de testar a eficiência e a eficácia dos controles da organização. A Auditoria Interna, com seu amplo conhecimento das características das principais áreas corporativas, pode auxiliar as empresas a adotar uma abordagem eficaz e completa na gestão empresarial, possibilitando um cenário de redução sustentável dos custos, além de ajudar a identificar corretamente as oportunidades de economia. O presente estudo objetiva identificar e analisar os fatores que fazem a Auditoria Interna influenciar, positivamente, a gestão empresarial, servindo como principal meio de assessoria. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa de forma exploratória mediante um questionário estruturado de 11 perguntas fechadas aplicado em empresas da cidade de Santo Antônio da Patrulha (RS), enviado via e mail. Os resultados obtidos revelam que as empresas acreditam no potencial dos departamentos de Auditoria Interna e que fica evidente a sua participação nas rotinas da organização e no planejamento administrativo, trabalhando como meio de assessoria para a alta administração. Isso demonstra que a Auditoria Interna se consolida como sendo parte atuante das instituições e que seu papel vai além dos antigos conceitos de verificações de documentos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Auditoria: um curso moderno e completo. Textos, Exemplos e Exercícios resolvidos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ARAÚJO, Aneide Oliveira; OLIVEIRA, Marcelle Colares. Tipos de pesquisa. Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada à Contabilidade - Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP. São Paulo, 1997.

ATTIE, William. Auditoria Interna. 2. d. São Paulo: Atlas, 2012.

BOYNTON, William C; JOHNSON, Raymond N; KELL, Walter G. Auditoria. São Paulo: Atlas, 2002.

BORDIN, Patrícia; SARAIVA, Cristiane Jardim. O controle interno como ferramenta fundamental para a fidedignidade das informações contábeis. Revista de Contabilidade. Universidade Federal de Santa Maria. Julho 2006.

CONSELHO FEDERAL DE CONTÁBILIDADE, Resolução CFC 821/97, de 17 de dezembro de 1997. Aprova a NBC P 1 – Normas Profissionais de Auditor Independente, com alterações e dá outras providências.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC No 986/03, de 21 de novembro de 2003. Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC No 1.203/09, de 27 de novembro de 2011. Aprova a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil. Teoria a Pratica. São Paulo: Atlas, 2004.

FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 4. d. São Paulo: Atlas, 2001.

______. Auditoria Contábil: normas de auditoria, procedimentos e papéis de trabalho, programas de auditoria, relatórios de auditoria. 4. ed. – 6. reimpr. São

Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. L. Auditoria operacional e de gestão. São Paulo: Atlas, 2000. Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Defesa da Profissão. Disponível em: Acessado em 18 de outubro de 2013 às 19:21.

JUND, Sergio. Auditoria: conceitos, normas, técnicas e procedimentos. Rio de Janeiro: Impetus, 2001.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing - Uma Orientação Aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINELLI Auditores. Curso básico de auditoria Interna. Campinas: UNICAMP, 2002.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. Controladoria – Um enfoque na eficácia organizacional. São Paulo: Atlas, 2007.

PAULA, Maria Goreth Miranda Almeida. Auditoria Interna: embasamento conceitual e suporte tecnológico. São Paulo: Atlas,1999.

PINHEIRO, Geraldo José; CUNHA, Luís Roberto Silva. A importância da auditoria na detecção de fraudes. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 31-48, abril 2003.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2012.

UHL, Franz; FERNANDES, João Teodorico F. S. Auditoria Interna. Instituto de Auditores Internos do Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1974.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.