Teste de recuperabilidade de ativos - Impairment Test - Impacto no Vale do Paranhana

Autores

  • Gleici Tatiani Fleck
  • Ailson José Vier

Resumo

Introduzido na contabilidade brasileira por meio da Lei no. 11.638/07 e regulamentada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 01 no ano de 2007 por determinação da resolução no. 1.055 do Conselho Federal de Contabilidade e revisado em 2010, o teste de Recuperabilidade de Ativos tem o objetivo de garantir que os ativos registrados nas demonstrações contábeis não estejam avaliados, monetariamente, superiores ao valor recuperável por uso ou por venda. Nesse sentido, o objetivo deste presente artigo é verificar, por meio de evidências coletadas junto a contadores membros da Associação de Contabilistas do Vale do Paranhana– ACON–, em qual proporção o teste de recuperabilidade de ativos vem sendo aplicado nas empresas e qual o impacto que a aplicação do teste traz às empresas. Tem-se como objetivos específicos identificar a dimensão e a posição da aplicabilidade do teste. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, por meio da elaboração de um questionário com perguntas abertas e fechadas, e enviado a um universo de oitenta e três contabilistas, com retorno de treze profissionais da área contábil. Foi possível identificar que os profissionais da área contábil, em sua maioria, não estão devidamente apropriados quanto ao objetivo do Teste de Recuperabilidade de Ativos, bem como as empresas em pouca proporção realizam o teste. A partir das demonstrações contábeis de uma empresa, que publica semestralmente seu balanço em jornal de circulação da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, foi simulado o teste de Recuperabilidade de Ativos a valor de venda e para fins de demonstração de cálculo do teste de Recuperabilidade por uso, utilizou-se um exemplo didático.

Referências

CARVALHO, L. Nelson; LEMES, Sirlei. Contabilidade Internacional para Graduação: textos, estudos de casos e questões de múltipla escolha. São Paulo: Atlas, 2010.

COMITÊDE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Técnico CPC 01: Redução ao valor recuperável de ativos. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/pdf/CPC01R1.pdf>. Acesso em 05Mar. 2013.

COMITÊDE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Técnico CPC 15: Combinação de Negócios. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/pdf/CPC15R1.pdf>. Acesso em 22 Jun. 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HENDRIKSEN, EldoS.;VAN BRENDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos. Manual de Contabilidade Societária: aplicável a todas as sociedades, de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidadedas sociedades por ações: aplicável às demais sociedades. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LIMA, Luiz Murilo Strube. IFRS Entendendo e aplicando as normas internacionais de contabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.

MAGALHÃES, Fernando Alberto Schwartz de; SANTOS, Roberto Cesar; COSTA, Fábio Moraes da. IAS 36 – Redução ao valor recuperável de ativos. In: RENEST & YOUNG; FIPECAFI. Manual de normas internacionais de contabilidade. 2.Ed.São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: 2001.

PEREIRA, Carlos Augusto Pacheco; MORAES, Eliene Aparecida de; SALLABERRY, Jonatas Dutra. Valor de Mercado versus valoração de Goodwill Gerado Internamente: um estudo a partir das demonstrações financeiras. In: XIX Congresso Brasileiro de Custos, 11/2012, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul: 2012.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2009.

SILVEIRA, Denise Tolfo; Córdova Fernanda Peixoto. Métodos de Pesquisa: A pesquisa científica. In:Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

Tabela FIPE. Disponível em: <http://www.fipe.org.br>

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Artigos