Perspectivas de futuro mercado pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Faccat

Autores

  • Marcel Neutzling
  • Ailson José Vier

Resumo

O mercado de trabalho para o profissional de Contabilidade é amplo, apresentando diversas alternativas, tendo em vista que este pode trabalhar como contador, auditor, analista financeiro, perito, consultor, professor, pesquisador, dentre outros. Para aproveitar as oportunidades existentes, é imprescindível que o acadêmico faça aflorar a busca do conhecimento, aperfeiçoando-se e explorando todo seu potencial. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as perspectivas do acadêmico de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara em relação ao futuro mercado de trabalho, bem como verificar se a Contabilidade é vista pelos acadêmicos como a profissão do futuro, visualizar qual o real intuito profissional do acadêmico ao cursar Ciências Contábeis e, por fim, analisar se o mercado atual atende às expectativas dos acadêmicos. Para atingir os objetivos propostos, além de pesquisas bibliográficas, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, de forma exploratória, mediante um questionário estruturado de treze perguntas aplicado aos acadêmicos de Ciências Contábeis da FACCAT através de e-mail. O resultado obtido revela que a maioria dos acadêmicos pesquisados já trabalha na área contábil e visualiza como boas ou excelentes as perspectivas em relação à profissão contábil. Os alunos consideram o mercado de trabalho o motivo que os influenciou para a escolha do Curso e veem a falta de experiência como empecilho para a entrada nesta área. Além disso, a pesquisa ressalta um significativo grau de satisfação com o Curso de Ciências Contábeis da FACCAT, o que contribui para que haja uma considerável porcentagem de alunos se identificando com o Curso de Contabilidade.

Referências

CERVO, Amado Luis; BREVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Afiliada, 2006.

COSENZA, José Paulo. As práticas contábeis na era moderna e contemporânea. Revista CRCRS, Porto Alegre, 2003.

FACCAT – FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA. Disponível em: http://www.faccat.br/portal/?q=historico>. Acesso em: 24 set. 2013.

IUDÍCIBUS, Sergio de; MARTINS, Eliseu; KANITZ, Stephen Charles; RAMOS, Alkíndar de Toledo; CASTILHO, Edson; BENATTI, Luiz; FILHO, Eduardo Weber;

JÚNIOR, Ramos Domingues. Contabilidade Introdutória. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JÚNIOR, Ramos Domingues. Contabilidade Introdutória. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOLIVER, O. A formação integral do contador e a sua habilitação ao exercício profissional. In: Uma vida dedicada à cultura e à profissão contábil. Porto Alegre: CRCRS, 2009.

LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

PEREIRA, A. C.; XAVIER, M. Q. Riscos profissionais de auditoria contábil e os avanços tecnológicos. Revista Álvares Penteado, FECAP, São Paulo, no 5, 2000.

PROTOCOLO DA FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara/RS, 2013.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração: Guia para Estágios, Trabalhos de Conclusão, Dissertações e Estudos de Caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010

SÁ, Antonio Lopes de. Teoria da Contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SCHMIDT, Paulo; SA

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Artigos