Normas Internacionais de contabilidade: Um estudo sobre adequação e aplicabilidade das IFRS junto as empresas participantes do PEIEX no Vale do Paranhana - RS

Renata Machado Brocker, Ailson José Vier

Resumo


A necessidade de informações fidedignas levou países como o Brasil a adotar as normas internacionais de contabilidade IFRS - International Financial Reporting Standards, em seus balanços. Para tanto, o profissional da área contábil e o empresário brasileiro necessitaram do entendimento sobre a obrigatoriedade na adoção das IFRS, visto que as demonstrações contábeis passaram a ter os mesmos padrões, fato que beneficia as empresas com potencial exportador, como as participantes do Peiex - Projeto de extensão industrial exportadora, localizada no Vale do Paranhana – RS, alvos desta pesquisa. Deste modo, as normas internacionais de contabilidade IFRS foram o tema do presente artigo que objetiva verificar, através de evidências coletadas junto aos contadores e aos empresários das referidas empresas, se estas aplicam adequadamente as normas internacionais de contabilidade IFRS. Tem como objetivos específicos verificar a posição dos profissionais contábeis e dos empresários participantes do Peiex no vale do Paranhana – RS, sobre a adequação e aplicabilidade das IFRS. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa-quantitativa com procedimentos bibliográficos. Em seguida, foi elaborado um questionário composto por questões de múltipla escolha, que foi enviado para cento e doze empresários e contadores, respondidos por 9 contadores e 7 empresários, ambos participantes do Peiex no Vale do Paranhana – RS. Pelas evidências coletados que foram analisadas, através do site Enquete Fácil, verificou-se que as empresas aplicam as normas internacionais de contabilidade, porém não plenamente. Além disso, a pesquisa ressalta a importância e a necessidade do profissional contábil, juntamente com o empresariado do Peiex, rever medidas que possam solucionar o objetivo em estudo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Maria T. Pampa; FORMIGONI, Henrique; GRECCO Marta C. Pelucio; MENDONÇA, Neto Octavio Ribeiro de. A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade IFRS: o processo e seus impactos na qualidade de informação contábil no Brasil. Revista de economia e Relações Internacionais, volume 10, número 20. Fundação Armando Alves Penteado, 2012. Disponível em: . Acesso em 11 abr. 2012.

APEX – BRASIL. Sobre a Apex – Brasil, histórico, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2012.

BRASIL, Decreto – Lei no 9.295, de 27 de maio de 1946. Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros, e dá outras providências. D.O.U. de 28.5.1946. Disponível em: Acesso em: 11 abr. 2012.

______.LEI No 12.249/10 - CRC SP. Altera os Decretos-Leis nos. 9.295, de 27 de maio de 1946, Art. 76. Os arts. 2o, 6o, 12, 21, 22, 23 e 27 do Decreto-Lei no 9.295, de 27 de maio de 1946, 2010. Disponível em: Acesso em: 12 abr. 2012.

COMITE DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Disponível em: .Acesso em: 07 abr. 2012.

COMITE DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Disponível . Acesso em: 27 out. 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; Santos, Ariovaldo dos . Manual de Contabilidade Societária: aplicável a todas as sociedades, de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010.

LEMES, Sirlei; CARVALHO, L. Nelson. Contabilidade Internacional para Graduação: textos, estudos de casos e questões de múltipla escolha. São Paulo: Atlas, 2010.

LIMA, Luiz Murilo Strube. IFRS Entendendo e aplicando as normas internacionais de contabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MEDEIROS, Fabiano de Albuquerque. Principais Alterações trazidas pela Lei 11.638/07, 2008. Boletim Jurídico. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2012.

MOURAD, Nabil Ahmad; PARASKEVOPOULOS, Alexandre. IFRS Introdução ás Normas Internacionais de contabilidade. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade Internacional, causas das diferenças internacionais: harmonização contábil internacional, estudo comparativo entre países, divergências nos critérios de reconhecimento e mensuração, evidenciação segundo FASB e IASB. São Paulo: Atlas, 2005.

QUIRÓS, Juan. SEBRAE, revista eletrônica, 2005. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2012.

RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2012.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em administração. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, Edilma Pinheiro da. O impacto da adoção das normas contábeis internacionais no ensino superior de contabilidade, segundo a percepção dos docentes. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Contábeis, 2009 . Disponível em: Acesso em: 12 abr. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.