Estratégias de análise e concessão de crédito utilizadas por empresas industriais calçadistas: o caso do Vale do Paranhana/RS

Autores

  • Andressa de Paula Machado
  • Sérgio Antonio Nikolay

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar os critérios para aprovação e concessão de crédito das empresas industriais do setor de calçados do Vale do Paranhana/RS. A metodologia utilizada contempla um estudo de caso múltiplo, exploratório, de natureza quantitativa e bibliográfica. A amostra não probabilística por acessibilidade contou com vinte empresas cujos respondentes foram os responsáveis pela área financeira. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado composto por 11 questões. Os resultados apontam que as empresas possuem políticas de crédito definidas, entretanto, estas diretrizes não são implementadas de forma eficaz, tendo em vista que os profissionais que realizam a análise de crédito não possuem informações consistentes dos clientes no momento da avaliação. Por fim, conclui-se que somente uma política de crédito eficiente e rigorosa poderá garantir que as empresas tenham maior segurança no ato da concessão de crédito, evitando assim, a inadimplência, perdas e prejuízos.

Referências

BRASIL. Decreto-lei nº 12.414, de 09 de junho de 2011. Disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, para formação de histórico de crédito. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12414.htm>. Acesso em: 29 jun. 2016.

BERNI, Mauro Tadeu. Operação e Concessão de Crédito: Os Parâmetros para a Decisão de Crédito. São Paulo: Atlas S.A, 1999.

BROM, Luiz Guilherme. Crédito Comercial: Administração das Vendas a prazo. São Paulo: Iglu, 2003.

CAOUETTE, John B.; ALTMAN, Edward I.; NARAYANAN, Paul. Gestão do Risco de Crédito: O Próximo Grande Desafio Financeiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

CENTA, Sérgio Alexandre; TSURU, Sérgio Kazuo. Crédito no Varejo para pessoas físicas e jurídicas. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso: fundamentação científica – subsídios para coleta e análise de dados – como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.

_____. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa e desenvolvimento. Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.

LEONI, Geraldo. Cadastro, crédito e cobrança. São Paulo: Atlas, 1994.

MATIAS, Alberto Borges. Finanças Corporativas de Curto Prazo: A Gestão do Valo do Capital de giro. São Paulo: Atlas, 2007.

MOURA, Fagunes Ferreira De. Risco de Crédito e Práticas de Governança Corporativa: um Estudo nas Instituições Fornecedoras de Crédito em Pernambuco. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituição de Ensino, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: < http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/11571/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Fagunes%20Firmino.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 18 out. 2016.

NIKOLAY, Sergio Antônio. Políticas de crédito em empresas comerciais varejistas de móveis e eletrodomésticos. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

PORTER, Michael. Competição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

RODRIGUES, Chrystian Marcelo. Análise de crédito e risco. [livro eletrônico]. Curitiba: Ibpex, 2012.

SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira da pequena e média empresa. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SANTOS, José Odálio dos. Análise de Crédito: empresas e pessoas físicas. São Paulo: Atlas, 2000.

SCHRICKEL, Wolfgang Kurt. Análise de Crédito – Concessão e Gerência de Empréstimos. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 1995.

SECURATO, José Roberto. Análise e Avaliação do Risco – Pessoas Físicas e Jurídicas. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

SERASA. Disponível em: <https://www.serasaexperian.com.br>. Acesso em: 28 jun. 2016.

SILVA, José Pereira. Gestão e Análise de Risco de Crédito. São Paulo: Atlas S.A, 1998.

TAVARES, Ricardo Ferro. Crédito e Cobrança. São Paulo: Atlas, 1988.

VASCONCELOS Filho, Paulo de. Construindo estratégias para vencer! Um método prático, objetivo e testado para o sucesso da sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

VENTURA, Eloy Câmara. A evolução do crédito da antiguidade aos dias de hoje. Curitiba: Juruá, 2000.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos