Normas Internacionais de contabilidade: A conversão da moeda nas demonstrações contábeis

Andréia Denise dos Santos Martins, Paulo Eduardo Rosselli Wünsch

Resumo


No atual mercado globalizado, onde as empresas optam por mercados internacionais para sua atuação de maneira cada vez mais significante, existe a necessidade de informações confiáveis por parte da contabilidade, de relatórios financeiros e econômicos. Tais informações são fundamentais para que os negócios internacionais se perpetuem. Para tanto, o profissional da área contábil necessita do entendimento sobre a obrigatoriedade na adoção das IFRS - International Financial Reportings Standards e da conversão da moeda nas demonstrações contábeis. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo verificar, através de um estudo realizado, como efetivamente deve ser feito o processo da execução das normas de elaboração da conversão da moeda estrangeira nos balanços. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com procedimentos bibliográficos. Através do estudo, verificou-se que ainda há divergências nos procedimentos de conversão de operações, na defasagem de data entre as demonstrações de unidades do exterior e da entidade que consolida e nos itens objeto de divulgação, tendo em vista que a norma local não detalha o que deve ser evidenciado. Contudo, a pesquisa destaca a importância e a necessidade do profissional da área contábil aplicar a conversão da moeda nas demonstrações contábeis, pois é com base nos relatórios contábeis que os gestores tomam decisões em relação a suas empresas.

Texto completo:

PDF

Referências


Banco Central do Brasil . Acesso em: 14 abr.2012.

Comissão de Valores Mobiliários . Acesso em: 02 abr.2012. CPC, Comitê de Pronunciamentos Contábeis. A Busca da Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais. Brasília, 2009.

CRUZ, Osvaldo http://www.oswaldocruz.br/download/artigos/social25.pdf. Acesso em: 24 abr.2012.

FERREIRA, Aurélio: Dicionário de Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas, 2009.

FERNANDES, José Luiz e SCHMIDT, Paulo. Fundamentos de Conversão das Demonstrações Contábeis. São Paulo: Atlas, 2006.

KMPG. Disponível em: . Acesso em: 02 abr.2012.

IUDÍCIBUS, Sérgio de ET AL. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010.

LEMES, Sirlei; CARVALHO, L. Nelson. Contabilidade Internacional para Graduação: textos, estudos de casos e questões de múltipla escolha. São Paulo: Atlas, 2010.

NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade Internacional. São Paulo: Atlas, 2005.

PALÁCIOS, Antônio Carlos. O Processo de Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade com as Normas Internacionais. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2010.

PEREZ, Júnior e HERNANDEZ, José. Conversão de Demonstrações Contábeis para Moeda Estrangeira. São Paulo: Atlas, 2002. Portal de Contabilidade. Disponível em:

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

TOHMASTSU, Deloitte Touche. Normas Internacionais de Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.