Normas Internacionais de contabilidade: A conversão da moeda nas demonstrações contábeis

Autores

  • Andréia Denise dos Santos Martins
  • Paulo Eduardo Rosselli Wünsch

Resumo

No atual mercado globalizado, onde as empresas optam por mercados internacionais para sua atuação de maneira cada vez mais significante, existe a necessidade de informações confiáveis por parte da contabilidade, de relatórios financeiros e econômicos. Tais informações são fundamentais para que os negócios internacionais se perpetuem. Para tanto, o profissional da área contábil necessita do entendimento sobre a obrigatoriedade na adoção das IFRS - International Financial Reportings Standards e da conversão da moeda nas demonstrações contábeis. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo verificar, através de um estudo realizado, como efetivamente deve ser feito o processo da execução das normas de elaboração da conversão da moeda estrangeira nos balanços. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com procedimentos bibliográficos. Através do estudo, verificou-se que ainda há divergências nos procedimentos de conversão de operações, na defasagem de data entre as demonstrações de unidades do exterior e da entidade que consolida e nos itens objeto de divulgação, tendo em vista que a norma local não detalha o que deve ser evidenciado. Contudo, a pesquisa destaca a importância e a necessidade do profissional da área contábil aplicar a conversão da moeda nas demonstrações contábeis, pois é com base nos relatórios contábeis que os gestores tomam decisões em relação a suas empresas.

Referências

Banco Central do Brasil <http://www.bcb.gov.br/nor/convergencia/IAS_21_Conversao_das_Demonstracoes_Contabeis.pdf>. Acesso em: 14 abr.2012.

Comissão de Valores Mobiliários <http://www.cvm.gov.br/port/snc/deli534.pdf>. Acesso em: 02 abr.2012. CPC, Comitê de Pronunciamentos Contábeis. A Busca da Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais. Brasília, 2009.

CRUZ, Osvaldo http://www.oswaldocruz.br/download/artigos/social25.pdf. Acesso em: 24 abr.2012.

FERREIRA, Aurélio: Dicionário de Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas, 2009.

FERNANDES, José Luiz e SCHMIDT, Paulo. Fundamentos de Conversão das Demonstrações Contábeis. São Paulo: Atlas, 2006.

KMPG. Disponível em: <http://www.kpmg.com.br/publicacoes/Lei_6404_final.pdf>. Acesso em: 02 abr.2012.

IUDÍCIBUS, Sérgio de ET AL. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010.

LEMES, Sirlei; CARVALHO, L. Nelson. Contabilidade Internacional para Graduação: textos, estudos de casos e questões de múltipla escolha. São Paulo: Atlas, 2010.

NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade Internacional. São Paulo: Atlas, 2005.

PALÁCIOS, Antônio Carlos. O Processo de Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade com as Normas Internacionais. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2010.

PEREZ, Júnior e HERNANDEZ, José. Conversão de Demonstrações Contábeis para Moeda Estrangeira. São Paulo: Atlas, 2002. Portal de Contabilidade. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t7.htm

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

TOHMASTSU, Deloitte Touche. Normas Internacionais de Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos