Perfil e expectativas de alunos de Ciências Contábeis e a relação com as demandas do mercado

Nádia Heloisa Fischborn, Carlos Fernando Jung

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratório-descritiva que teve por finalidade analisar o perfil de alunos do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara, a capacitação profissional e o desenvolvimento das habilidades pelo processo didático-pedagógico para atender as demandas do mercado de trabalho na área contábil. O estudo também analisou as expectativas dos alunos para verificar se os mesmos estão satisfeitos com os procedimentos que o curso tem proporcionado durante o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que o processo didático-pedagógico utilizado pelo curso necessita melhorar, principalmente, em relação ao desenvolvimento das habilidades aplicadas à criatividade, ao conhecimento informal, à capacidade de memorização e ao raciocínio quantitativo.

Texto completo:

PDF

Referências


AVELINO, B.C. Análise do perfil dos estudantes em Ciências Contábeis e sua relação com o processo de convergência das normas contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade - RBC, n. 182, p. 63 – 77, mar./abr. 2010.

BRASIL. Parecer CNE/CES 146/2002 de 09 de maio de 2002. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Diário Oficial da União, Brasília, 13 maio. 2002.

BRUNDO, A. S.; MACKE, J.; GHEDINE, T. Um estudo exploratório-descritivo das competências individuais em empresas de serviços contábeis de Porto Alegre. Revista de Administração Eletrônica, v. 10, n. 5, p. 2 – 20, 2004.

CALIJURI, M. S. S. Controller: o perfil atual e necessidade de mercado de trabalho. Revista Brasileira de Contabilidade - RBC, n. 150, p. 38 – 53, nov./dez. 2004.

CAMARGOS, M. A.; CAMARGOS, M. C. S.; MACHADO, C. J. Análise das preferências de ensino dos alunos de um curso superior de administração em Minas Gerais. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 13, n. 2, 2006.

CARDOSO, L. C.; SOUZA, M. A.; ALMEIDA, L. B. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 2006.

CONSENZA, J. P. Perspectivas para a Profissão Contábil num Mundo Globalizado – Um estudo a partir da Experiência Brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, n. 130, jul./ago. 2001.

FRANCO, H. A importância do contador no cenário econômico e social. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, v. 34, p. 12 - 17, jul./set. 1980.

FRANCO, H. A contabilidade na Era da Globalização. São Paulo: Atlas, 1999.

GIROTTO, M. O que o mercado atual espera dos profissionais contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, n. 185, p. 13 – 25, set./out. 2010.

LUZ, T. R. Microeletrônica e ocupação: o impacto na profissão de contador. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 29, p. 5 – 18, 1989.

MARTINS, E. O futuro do contador está nas suas próprias mãos. Revista Brasileira de Contabilidade - RBC, n. 85, ano XXII, p. 110 – 114.

MCGREW, K. S.; FLANAGAN, D. P. The intelligence test desk reference (ITDR): Gf-Gc cross-battery assessment. Needham Heihts: Allyn & Bacon, 1998.

SÁ, A. L. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, A. C. R. Metodologia da Pesquisa aplicada à Contabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

WALTER, S. A.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M. J. C. S. Identificando Oportunidades de Melhoria em um Curso Superior Através da Análise da Satisfação dos Alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.