A participação do contador nos processos de controle e tomada de decisão das empresas de pequeno e médio porte da Região das Hortências

Autores

  • Mabel Rossa Dallarosa Moschem
  • Jorge Marcelo Wohlgemuth

Resumo

A necessidade de informações precisas e confiáveis ao gerenciamento organizacional faz da Contabilidade instrumento indispensável de auxílio ao controle e à tomada de decisão. Para tanto, a qualidade dessas informações depende do preparo contínuo do contador quanto às normas e procedimentos que regem a ciência contábil, da atuação no campo de sua profissão, bem como sua participação efetiva nos processos de gerenciamento do seu quadro de clientes. Deste modo, o presente artigo busca demonstrar como a participação do contador tem influência no gerenciamento organizacional e contribui para a tomada de decisão, tendo como referência as empresas de pequeno e médio porte que carecem de controles gerenciais mais eficazes e que representam uma considerável parcela da economia nacional. O estudo foi desenvolvido com base em métodos quali-quantitativos, tendo no posicionamento de autores e professores da área contábil e nos questionamentos aos contadores e técnicos contábeis, limitando-se a Região das Hortênsias, as respostas pertinentes ao problema e ao alcance dos objetivos da pesquisa. Com o desencadeamento da pesquisa, ficaram evidentes as ações tomadas pelos contadores que visam à manutenção e à gestão eficiente das empresas da região em questão, bem como os fatores que para eles são determinantes a sua participação nesse processo.


Referências

ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade Gerencial. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CARVALHO, Nelson L.; LEMES, Sirlei; COSTA, Fábio Moraes da. Contabilidade Internacional: aplicação das

IFRS 2005. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

COELHO, Cláudio Ulysses Ferreira; LINS, Luiz dos Santos. Teoria da Contabilidade: abordagem contextual, histórica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – CFC. Manual de Fiscalização Preventiva. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2006.

______. Mensagem a um Futuro Contabilista. 7.ed. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2003.

DEITOS, Maria Lúcia Melo de Souza. Conhecer as Especificidades das Pequenas e Médias Empresas: uma necessidade que se impõe ao contador. Revista Eletrônica do CRCPR, Paraná, ano 27, n.136, 2o quad. 2003. Disponível em: <http://www.crcpr.org.br/publicacoes/downloads/revista136/Conhecer_a_especificidade.htm>. Acesso em: 28 mar. 2011.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade: para o nível de graduação. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LEMES, Sirlei; CARVALHO, Nelson L. Contabilidade Internacional para Graduação: texto, estudos de casos e questões de múltipla escolha. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade Internacional. São Paulo: Atlas, 2005.

OLIVEIRA, Luís Martins; PEREZ JUNIOR, José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

______. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

RIBEIRO, Marco Aurélio. O Contador “Profissional” e o Contador “Aplicado”. Revista Eletrônica do CRCRS, Rio Grande do Sul, n. 05, dez. 2007. Disponível em: < http://www.crcrs.org.br/revistaeletronica/artigos/05_marco.pdf>. Acesso em: 02 Abr. 2011.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; FERNANDES, Luciane Alves. Contabilidade Internacional Avançada. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

______. Fundamentos de Contabilidade Internacional. São Paulo: Atlas, 2006.

SILVA, Luiz Alneir Garcez. A Contabilidade e sua Verdadeira Função. Revista Eletrônica do CRCRS. Rio Grande do Sul, n. 09, dez. 2008. Disponível em: <http://www.crcrs.org.br/revistaeletronica/artigos/09_luiz.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2011.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Artigos