Controladoria em uma empresa do setor metal mecânico de Santo Antônio da Patrulha/RS: estudo de caso

Autores

  • Bruno Viana Dias
  • Jorge Marcelo Wohlgemuth

Resumo

A Controladoria procura sempre assegurar o resultado e eficácia das empresas, para isso dispõe de ferramentas responsáveis pela geração de informações que subsidiarão a gestão dos administradores ou tomadores de decisões. Este trabalho tem por objetivo identificar a contribuição das Ferramentas de Controladoria para o desempenho gerencial e financeiro de uma indústria do setor metal mecânico do seguimento de guindastes de Santo Antônio da Patrulha/RS. A pesquisa qualitativa e quantitativa foi realizada através de um estudo de caso, utilizando-se de um roteiro de entrevista composto por perguntas abertas e fechadas de múltipla escolha, com a finalidade de avaliar as principais ferramentas utilizadas pela administração e alguns setores, considerados de maior relevância na organização para este estudo. Através das análises, foi possível identificar quais as áreas da empresa que possuem um acompanhamento carente por parte do setor de Controladoria, bem como, as áreas que melhor aproveitam-se das ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de suas atividades. Com isso, se espera um aprimoramento através da adoção de ferramentas e métodos mais modernos e eficientes de auxílio à tomada de decisão da administração da empresa, visto que o mundo globalizado cobra das empresas cada vez mais, competitividade, eficiência, produtividade e, consequentemente, a lucratividade.

Referências

CATELLI, Armando (coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas, 2001.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 16.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA,Luís Martins de; PEREZ JR, José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria estratégica: textos e casos práticos com solução. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria básica. São Paulo: Thomson, 2004.

________. Controladoria estratégica e operacional. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

SCHMIDT, Paulo (org.). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiro. 9. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002.

Downloads

Publicado

2016-04-26

Edição

Seção

Artigos