Ferramentas de gestão tecnológicas aplicadas nas áreas de atendimento e qualidade em escritórios contábeis do Vale do Paranhana

Danieli Bellini, Leonardo Augusto Sápiras

Resumo


Atualmente, o contador que busca alcançar a eficiência contábil, além de possuir uma estrutura tecnológica para as tarefas técnicas, necessita de ferramentas que possam auxiliá-lo no atendimento e que possam contribuir no controle da qualidade de seus serviços. Com o avanço da tecnologia, o contador encontrou sistemas de gestão de qualidade que podem ser utilizados para gerenciar processos e possibilitar possíveis melhorias em sua gestão contábil. O objetivo deste trabalho é analisar as ferramentas tecnológicas disponíveis para o apoio à gestão contábil, focadas em auxiliar o atendimento e contribuir no controle da qualidade, elencando os desafios e benefícios que elas trazem aos escritórios contábeis. Este projeto foi elaborado por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativamente, realizada junto aos contadores do Vale do Paranhana/RS. Os resultados obtidos demonstram que os contadores priorizam as tarefas técnicas e que, em poucas organizações, existe a preocupação com o monitoramento das tarefas executadas pelo atendimento e o controle da qualidade dos serviços prestados. Também foi constatado que existem escritórios que utilizam o Sistema de Gestão de Qualidade baseado na Norma ISO9001:2008 e o software Qualitor.

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