Ferramentas de gestão tecnológicas aplicadas nas áreas de atendimento e qualidade em escritórios contábeis do Vale do Paranhana

Autores

  • Danieli Bellini
  • Leonardo Augusto Sápiras

Resumo

Atualmente, o contador que busca alcançar a eficiência contábil, além de possuir uma estrutura tecnológica para as tarefas técnicas, necessita de ferramentas que possam auxiliá-lo no atendimento e que possam contribuir no controle da qualidade de seus serviços. Com o avanço da tecnologia, o contador encontrou sistemas de gestão de qualidade que podem ser utilizados para gerenciar processos e possibilitar possíveis melhorias em sua gestão contábil. O objetivo deste trabalho é analisar as ferramentas tecnológicas disponíveis para o apoio à gestão contábil, focadas em auxiliar o atendimento e contribuir no controle da qualidade, elencando os desafios e benefícios que elas trazem aos escritórios contábeis. Este projeto foi elaborado por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativamente, realizada junto aos contadores do Vale do Paranhana/RS. Os resultados obtidos demonstram que os contadores priorizam as tarefas técnicas e que, em poucas organizações, existe a preocupação com o monitoramento das tarefas executadas pelo atendimento e o controle da qualidade dos serviços prestados. Também foi constatado que existem escritórios que utilizam o Sistema de Gestão de Qualidade baseado na Norma ISO9001:2008 e o software Qualitor.

Referências

BAIRRO, Darliene Rodrigues de. Sistemas de Informação Contábil como Ferramenta para a Tomada de decisão. Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php> Acesso em: 02 agost. 2015.

Corrêa da Silva, P. y KRÜGER, C.: O papel do contador frente às novas tecnologias da escrituração contábil com as empresas, en Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 187, 2013. Disponível em: <http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/13/contabilidad.html>. Acesso em: 10 abr. 2015.

DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

FREITAS, Marcos André dos Santos. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI: preparatório para a certificação ITIL. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

HERRMANN, Juliana Ribeiro. Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008: Uma Estratégia de Gestão para as Organizações contábeis do RS. Disponível em:

< https://seer.faccat.br/index.php/contabeis> Acesso em: 10 abr. 2015.

ILARINO, Samira; SOUZA, Marta Alves de. Sped (Sistema Público de Escrituração Digital): Impactos da sua Implantação na Empresa XX. 2010. Disponível em:

< revistas.unibh.br/index.php/dcjpg/article/download/86/49>. Acesso em: 10 abr. 2015.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento: Aplicada a Novas Tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

MAGALHÃES, Ivan Luízio, PINHEIRO, Walfrido, Brito. Gerenciamento de Serviços de TI na prática: Uma abordagem com base na ITIL. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

MELLO, Carlos Henrique Pereira; SILVA, Carlos Eduardo Sanches da; TURRIONI, João Batista; SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de. ISO 9001:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade para Operações e Serviços. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PETIZ, Gisele da Silva. Aplicação do BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT) como princípio de gestão, com foco na melhoria do processo de inspeção de riscos na Sulvistori – Serviços Técnicos de Seguros Ltda. 2011

PORTAL DA NFE: Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul. Histórico da Nota Fiscal Eletrônica. Disponível em: <http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/sobreNFe.aspx?tipoConteudo=HaV+iXy7HdM> Acesso em: 22 de mar; 2015.

PORTAL DO SPED: Receita Federal do Brasil. Sped – Sobre o Projeto - Apresentação. Disponível em: <http://www1.fazenda.gov.br/sobre-o-projeto/apresentação.htm.> Acesso em: 22 de mar de 2015.

RIBAS, Cristiano. Entenda melhor o E-social. Disponível em: http://www.exactus.com.br/tag/sped/page/2. Acesso em: 27 de abr de 2015.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.

Sistemas de Gestão. E-books disponível em:< https:// www.fnq.org.br>. Acesso em 13 abr. 2015.

Site da Constat. Disponível em:<http://www.constat.com.br>. Acesso em: 13 abr. 2015.

Site da Focco. Disponível em:<http://www.focco.com.br>. Acesso em: 27 julho 2015.

Site da Paltaforma Sage.. Disponível em:<http://www.sage.com.br>. Acesso em 27 julho 2015.

TREIN, Aline. Contabilidade e os avanços tecnológicos. Disponível em: < https://seer.faccat.br/index.php/contabeis> Acesso em: 10 abr. 2015.

ZENONE, Luiz Claudio. Marketing de Relacionamento: tecnologia, processos e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.

ZISBLAT, James. O impacto das práticas ITIL na flexibilidade organizacional – Evidências empíricas em uma empresa multinacional de TI. Disponível em:

< http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/4114>. Acesso em: 03 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos