ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO FINANCEIRO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE A DESPESA PÚBLICA OBRIGTÓRIA EM EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Paola Marina Pessoa
  • Luís Antônio Licks Missel Machado

Resumo

O presente artigo procurou analisar sob a ótica da análise econômica do direito (AED) a aplicação de norma constitucional de direito financeiro que determina a despesa pública mínima em educação, sob o enfoque da eficiência econômica, no período em que perdurou a pandemia ocasionada pelo COVID-19. Para a realização da pesquisa utilizou-se a metodologia hipotético-dedutiva, com pesquisa bibliográfica. O artigo inicia com a conceituação de análise econômica do direito (AED), explicando sua finalidade, bem como a possibilidade de interpretação de fenômenos sociais conjugando a visão compartilhada entre as disciplinas do Direito e da Economia. Posteriormente, se dispõe acerca do problema do conceito e do contexto de eficiência econômica na interpretação de normas jurídicas. Por fim, se aborda a normatização constitucional da despesa pública mínima obrigatória na área da educação, bem como o contexto fático desse serviço público durante a pandemia, considerando a interdisciplinaridade entre o Direito e a Economia, bem como o conceito de eficiência econômica em se tratando da aplicação do direito financeiro que torna obrigatória a despesa na área da educação.

Referências

ALVAREZ, Alejandro Bugallo. Análise econômica do direito: contribuições e desmistificações. Direito, Estado e Sociedade. v. 9, n. 29, p. 49-68. Jul/dez. 2006.

ARAÚJO, Thiago Cardoso. Análise Econômica do Direito no Brasil: Uma leitura à luz da Teoria dos Sistemas. 1 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 9, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Acesso em: 20/11/2021.

COASE, Ronald H. The problem of social cost. Journal of Law and Economics, out. 1960.

DEL MASSO, Fabiano. Direito econômico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

GALA, Paulo. A teoria institucional de Duglass North. Revista de Economia Política, v. 23, n. 2, p. 89-105, abr./jun. 2003.

GICO JUNIOR, Ivo Teixeira. Metodologia e epistemologia da Análise Econômica do direito. Economic Analysis of Law Review. Brasília, v.1, n.1, p.07-33, Jan-Jun/2010.

MONTEIRO, Renato Leite. Análise Econômica do Direito: Uma Visão Didática. 2009. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/sao_paulo/2425.pdf. Acesso em: 22/11/2021.

, Ronaldo S. da; RUITENBEEK, Jack, HUBER, Richard. Uso de instrumentos econômicos na gestão ambiental da América Latina e Caribe: lições e recomendações. Texto para Discussão n. 440. Rio de Janeiro: IPEA, 1996.

NORTH, D. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge: University Press, 1990.

PACHECO, Pedro Mercado. El Análisis Económico del Derecho – una reconstrucción teórica. Madrid: Cento de Estudios Constitucionales, 1994.

PASCOAL, Valdecir. Direito financeiro e controle externo. São Paulo: Método, 2019.

PINHEIRO, Armando Castelar; SADDI, Jairo. Direito, Economia e Mercados. São Paulo: ed. Campus 2005.

POSNER, Richard. El Análisis económico del derecho. México: Fondo de Cultura Económica, 1998.

POSNER, Richard. El Análisis económico del derecho. México: Fondo de Cultura Económica, 1998. ROEMER, Andrés (org.). Derecho y Economía: una revisión de la Literatura. México: Fondo de Cultura Econômica, 2000.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos