CONTABILIDADE RURAL: AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO LEITEIRA EM CONFINAMENTO

Autores

  • Cristiane Krüger
  • Juliano Carlos Raddatz
  • Lizana Ilha da Silva
  • Diego Goldschmidt
  • Nivaldo Zumba

Resumo

A necessidade de produtividade na atividade rural faz com que os produtores fiquem atentos às técnicas inovadoras de criação de gado e produção leiteira. Uma dessas formas é o confinamento Compost Barn. O alto investimento em imobilizado levanta a problemática sobre a rentabilidade e o retorno do investimento necessário para aquisição desta nova sistemática produtiva. Diante disso, neste estudo objetivou-se analisar a rentabilidade dos investimentos a partir do confinamento de gado para a produção de leite. Para atingir tal objetivo a pesquisa classifica-se como aplicada, quantitativa e descritiva. A coleta dos dados utilizou-se de pesquisa documental e entrevista com o proprietário da propriedade rural. A unidade de análise corresponde a uma propriedade rural localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. No estudo identificou-se os custos incorridos na construção da estrutura destinada ao confinamento de gado leiteiro na propriedade em análise, possibilitando a mensuração do lucro da atividade leiteira antes e depois da construção da estrutura destinada ao confinamento. A partir da análise dos resultados verificou-se que o investimento com a implantação do Compost Barn possui uma boa rentabilidade, tendo em vista que fora analisado num cenário econômico atualmente ainda desfavorável. O estudo apresenta contribuições para a propriedade pesquisada e propriedades rurais semelhantes que exercem a atividade leiteira, evidenciando a importância da contabilidade rural. A pesquisa limitou-se apenas a atividade leiteira da propriedade rural que também executa outras atividades rurais de menor representatividade. Para estudos futuros sugere-se analisar a rentabilidade do confinamento de novilhas desde o nascimento até a lactação.

Referências

ASSAF NETO, F.; LIMA, G. Curso de administração Financeira, ed 10. São Paulo: Atlas, 2014.

BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BREITENBACH, R. Economic Viability of Semi-Confined and Confined Milk Production Systems in Free-Stall and Compost Barn. Food and Nutrition Sciences, 9, 609-618. doi:10.4236/fns.2018.95046, 2018.

BRITO, E. C. Produção intensiva de leite em compost barn: Uma avaliação técnica e econômica sobre a sua viabilidade. Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.

CHINELATO, G. O futuro da fazenda: sucessão familiar em uma empresa rural. Lavoura10. Disponível em: < https://blog.aegro.com.br/empresa-familiar-rural/>. Acesso em 22 set. 2018.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Norma brasileira de contabilidade técnica geral. NBC TG ESTUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. Brasília: CFC, 2011.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Norma brasileira de contabilidade técnica geral. NBC TG 16 – Estoques. Brasília: CFC, 2017.

CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2016b.

CREPALDI, S. A. Controladoria estratégica aplicada: conceitos, estrutura e sistema de informações. São Paulo: Cengage Learning. 2016a.

DAMASCENO, F. A. Compost bedded pack barns system and computational simulation of airflow through naturally ventilated reduced model. 2012. Tese de doutorado (Doutorado em Ciência). UFV, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira, 10. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2010.

IBGE, Produção da Pecuária Municipal 2016; Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

IUDÍCIBUS, S. Análise de balanço. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LOPES, M. A. et al. Efeito de índices técnicos e gerenciais na rentabilidade da atividade leiteira com diferentes níveis tecnológicos. Rev. Cient. Prod. Anim., v.17, n. 2, p. 92-102, 2015.

LOPES, M. A. et al. Comparativo de indicadores econômicos da atividade leiteira de sistemas intensivos de produção de leite no Estado de Minas Gerais. Rev. Ceres, Viçosa, v. 59, n. 4, p. 458-465, jul/ago, 2012.

LOPES, M. A. et al. Controle gerencial e estudo da rentabilidade de sistemas de produção de leite na região de lavras (mg) Rev. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 28, n. 4, p. 883-892, jul./ago., 2008.

MARION, J. C. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária. 14. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2014.

MOTA, V. C.; ANDRADE, E. T.; LEITE, D. F. Caracterização da variabilidade espacial dos índices de conforto animal em sistemas de confinamento Compost Barn. PUBVET, v. 13, n. 2, a276, p. 1-14, Fev., 2019.

PERES, A. A. C.; SOUZA, P. M. de; VASQUEZ, H. M.; SILVA, J. F. C. da; CARVALHO, C. A. B.; CARVALHO, J. B. P.; MORENZ, M. J. F. Análise financeira sob condições de risco de três sistemas de produção de leite na região do Vale do Paraíba, SP. Boletim de Indústria Animal (Online) , v. 65, p. 35-42, 2008.

PINTO, L. B.; DE CARVALHO, S. A. A.; BORCHIO FILHO, P.; ROSA, D. G. Viabilidade Econômica da Implantação de Semi Confinamento de Gado Leiteiro em uma Propriedade no Município de Cromínia-GO. Anais XIV Semana de Ciências Agrárias e V Jornada de Pós-Graduação em Produção Vegetal Produção Agrícola e Florestal: Tecnologias e seus desafios Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Ipameri, setembro de 2017.

RADAVELLI, W. M. Caracterização do sistema compost barn em regiões subtropicais brasileiras. Dissertação de mestrado (mestrado em Zootecnia). UDESC, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, 2018.

SABBAG, O. J.; COSTA, S. M. A. L. Análise de custos da produção de leite: aplicação do método de monte Carlo. Revista extensão rural. Santa Maria, v. 22, n. 1, jan./mar. 2015.

TRINDADE, F. S. Índices zootécnicos, qualidade do leite e renda agrícola em sistemas de produção de leite confinado e semiconfinado.Dissertação de mestrado(Mestrado em agroveterinárias). UDESC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Animal, 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Artigos