Franquias: Sustentabilidade através da gestão contábil
Resumo
Este trabalho foi idealizado a partir do tema da contabilidade gerencial aliada ao negócio de franquias. O estudo tem como objetivo proporcionar uma análise que permita avaliar a viabilidade do negócio e identificar as despesas iniciais, demonstrando ao investidor que, utilizando a gestão contábil como base e suporte, possuirá uma ferramenta fundamentada em resultados, a qual o auxiliará no gerenciamento eficaz de sua franquia. Para complementar o objetivo geral, os objetivos específicos serão: identificar instrumentos contábeis adequados ao gerenciamento, demonstrando assim o método de análise, além disso, se proporcionará um cronograma contábil dividido em etapas ao investidor. A metodologia empregada neste trabalho foi a de pesquisa exploratória de análise qualitativa revisada e fundamentada bibliograficamente. Também optou-se por um estudo de caso para demonstrar a veracidade dos objetivos propostos. O resultado atingiu os propósitos devido ao fato que o franqueado ter o contato com a contabilidade, embora seja conveniente que utilize plenamente o que esta pode oportunizar.Referências
BITTENCOURT, Lyana. Como escolher um ponto comercial para sua Franquia. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-escolher-um-ponto-comercial-para-sua-franquia>. Acesso em: 12 abr. 2014.
BRASIL. Lei no 8955, de 15 de dezembro de 1994: Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm>. Acesso em: 10 abr. 2014.
BORNIA, Antonio Cezar. Análise Gerencial de Custos. Aplicação em Empresas Modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.
COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração. Um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2005.
COUTINHO, Atimo de Souza. et al. Contabilidade Financeira. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
FRIES, Lauri Natalício. Contabilidade para Estudantes. 2. ed. Taquara: FACCAT, 2005.
GIMENEZ, Levi; OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Contabilidade para Gestores. Uma abordagem para pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2011.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços. Análise da Liquidez e do Endividamento, Análise do Giro, Rentabilidade e Alavancagem Financeira. Indicadores e Análises Especiais. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010
JIAMBALVO, James. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
MARTINS, Eliseu. et al. Manual de Contabilidade Societária. Aplicável a todas as Sociedades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
OLIVEIRA, Luis Martins; JR, José Hernandez Perez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Estratégica e Operacional. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
PAMPLONA, Claudia. A Engenharia do Franchising. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
PLÁ, Daniel. Tudo sobre Franchising. Rio de Janeiro: Senac, 2001.
RIBAS, João. Por dentro de uma Franquia. Caxias do Sul: Maneco, 2006.
ROSA, Claudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócios. Brasília: SEBRAE, 2007.
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.
WYATT, Nigel. Orçamentos e Previsões: Guia Financial Times. Como Executar, Gerenciar e Avaliar com Segurança e Precisão. São Paulo: M.Books do Brasil, 2014.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Criando valor através do Orçamento. Porto Alegre: Novak Multimedia, 2003.
______. Fluxo de Caixa. 9. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002.