A controladoria estratégica aplicada na tomada de decisão das empresas
Resumo
A Controladoria Estratégica refere-se à participação estratégica da organização em um período temporal definido pelo comitê corporativo, ou seja, significa planejar e avaliar todos os aspectos vinculados às oportunidades e ameaças futuras que poderão impactar no seu crescimento e no desenvolvimento da sua competitividade. Este trabalho visa avaliar o impacto da Controladoria Estratégica na tomada de decisão de empresas dos municípios de Igrejinha e Três Coroas, no Estado do Rio Grande do Sul, que optaram pelo regime de tributação do Lucro Real ou do Lucro Presumido. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e indutiva, aplicando um questionário misto, composto de perguntas fechadas, abertas e de múltipla escolha. O controller representa um papel relevante no processo, pois sua principal função está em analisar, julgar e definir os projetos para a execução, tornando, assim, a Controladoria Estratégica um poderoso instrumento na obtenção de vantagem competitiva. As conclusões estão relacionadas ao impacto da Controladoria Estratégica no processo decisório, sendo imprescindível a qualquer empresa que deseja tornar-se competitiva.Referências
ASSAF NETO, Alexandre. Curso de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2009.
BRASIL, Lei Ordinária no 11.638 de 28/12/2007. Altera e revoga a lei das sociedades anônimas.
CAMPOS, Márcio de Souza. A Controladoria como uma ferramenta de Gestão Estratégica:o caso da Telemar. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3867/000313017.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 jul. 2014.
CHIAVENATO, Idalberto e SAPIRO Arão. Planejamento Estratégico. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREZATTI, Fábio. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FRIES, Lauri Natalício. Contabilidade para Estudantes. 2 ed. Taquara: FACCAT, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em 27 jun. 2014.
MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços – Abordagem Básica e Gerencial. Editora Atlas, 2003.
OLIVEIRA, Luís Martins de. Controladoria Estratégica. – 5.ed. – São Paulo: Atlas, 2009. PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
Porto Sul RS. Disponível em: <http://www.portosul-rs.com/?page_id=4157>. Acesso em: 01 jul. 2014.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Criando valor através do orçamento: um modelo de proposta orçamentária global como requisito para o sucesso na administração das empresas coureiro-calçadistas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Nova Multimedia, 2003.
______. Finanças aplicadas para empresas de sucesso. São Paulo: Atlas, 2012.