O INVESTIMENTO EM ATIVOS DE RENDA FIXA PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACCAT: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE ACORDO COM O PERFIL DO INVESTIDOR

Autores

  • Pedro Henrique Evaldt Manique
  • Rafael Bered

Resumo

Esse trabalho tem como tema principal a análise comparativa entre os principais ativos de renda fixa disponíveis no mercado financeiro. A análise foi baseada entre aplicações com incidência ou não do Imposto de Renda, principal imposto pago nesse tipo de investimento. O objetivo desse estudo foi identificar quais são os investimentos em ativos de renda fixa mais adequados e rentáveis para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da FACCAT, de acordo com seu perfil de investidor. O método da pesquisa foi descritivo, com uma abordagem caracterizada por quali/quanti. Elaborou-se um questionário eletrônico, com os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, ativos no ano de 2019. O trabalho também foi construído através de pesquisa bibliográfica, sendo livros e artigos científicos. O resultado da pesquisa aponta que a grande maioria dos estudantes tem por hábito investir seu dinheiro na caderneta de poupança, pois não conhece outras modalidades de investimentos. Destaca-se também o grande número de acadêmicos que não acompanha a Selic, principal taxa de juros da economia. Percebeu-se, ainda, que a maioria dos entrevistados ganha entre 1 e 2 salários mínimos e alguns conseguem guardar entre 5% a 10% do seu salário, já outros não conseguem poupar.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Remuneração dos depósitos de poupança. Brasília, 2019. Disponível em: <http://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp>. Acesso em: 15 abr. 2019.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BLOG DA RICO CORRETORA. Renda fixa: o que é, como funciona, dicas para investir. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://blog.rico.com.vc/o-guia-completo-sobre-renda-fixa-1>. Acesso em: 09 jul. 2019.

BRITO, Ney Roberto Ottoni de. Alocação de ativos em private banking. Porto Alegre: Bookman, 2005.

BRUNI, Adriano Leal. Certificação profissional ANBID série 10 (CPA10). São Paulo: Atlas, 2010.

CERBASI, Gustavo. Investimentos inteligentes: para conquistar e multiplicar seu primeiro milhão. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. Fortaleza: UEC, 2002.

FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. 16. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: você é o maior responsável: como planejar suas finanças pessoais para toda a vida. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS. Garantia ordinária. Brasília, 2017. Disponível em: <https://www.fgc.org.br/garantia-fgc/sobre-a-garantia-fgc>. Acesso em: 25 mar. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRADILONE, Cláudio. Investimento sem susto. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LIMA, Iran Siqueira; GALARDI, Ney; NEUBAUER, Ingrid. Mercados de investimentos financeiros. São Paulo: Atlas, 2006.

MAMONA, Carla. Selic cai para 6% ao ano. Exame, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/selic-cai-para-6-ao-ano-veja-quanto-rendem-r-5-mil-com-a-selic/>. Acesso em: 01 ago. 2019.

MELLO, Carlos Henrique Pereira. Gestão da qualidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2001.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

TESOURO NACIONAL. Conheça o Tesouro Direto. Brasília, 2019. Disponível em: <https://www.tesouro.gov.br/web/stn/-/conheca-o-tesouro-direto>. Acesso em: 18 abr. 2019.

______. Preços e taxas de referência dos títulos públicos disponíveis para investir. Brasília, 2019. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos>. Acesso em: 12 ago. 2019.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VEIGA, Humberto. E-book: tudo sobre CDB. Série aplique para mim. São Paulo: 2009.

XP INVESTIMENTOS. Letra de crédito do agronegócio. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.xpi.com.br/investimentos/renda-fixa/lci>. Acesso em: 15 abr. 2019.

______. Letra de crédito imobiliário. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.xpi.com.br/investimentos/renda-fixa/lca>. Acesso em: 15 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos