Sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2008: uma estratégia de gestão para as organizações contábeis do RS

Autores

  • Juliana Ribeiro Herrmann
  • João Ciro Copello Junior

Resumo

Qualquer organização contábil, que vise o crescimento, tem a intenção de melhorar sua forma de operar. Isso pode representar melhoria na sua participação no mercado, redução de custos,e ainda, plena satisfação dos clientes. Dessa forma, um sistema de gestão proporciona a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho. O objetivo deste trabalho,elaborado através de uma pesquisa aplicada, qualitativamente, com caracteristica exploratória, realizada bibliograficamente, é apresentar métodos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade em uma organização contábil, ou seja, empresas do segmento de contabilidade que prestam serviços a outras organizações de diversos segmentos. O estudo em questão objetiva abordar quais as vantagens e os obstáculos encontrados pelas Organizações Contábeis na implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008, assim como um planejamento estratégico à implantação eficaz do sistema, baseado na adoção de padronização de procedimentos e processos. Padrão é a uniformização, adoção de um único modelo. Assim, padronizar uma empresa segundo as normas ISO 9001:2008, significa adotar instruções de trabalho que serão replicados para todos os processos, visando garantir a uniformidade e satisfação dos clientes, portanto tornando a empresa mais evidente, garantindo um reconhecimento frente à concorrência e possibilitando a busca de novos patamares.

Referências

ABS QUALITY EVALUATIONS. Sistema de Gestão da Qualidade. Disponível em: <http://www.abs-qe.com/pt/sistema-de-gestao-da-qualidade.cfm>. Acesso em: 22 abr. 2014.

ALBUQUERQUE, Daniela. Mitos e verdades sobre ISO 9001. Disponível em:<http://certificacaoiso.com.br/mitos-verdades-sobre-iso-9001-parte-2>. Acesso em: 15 abr.

______. Os maiores desafios da implementação da ISO 9001. Disponível em:<http://certificacaoiso.com.br/os-maiores-desafios-da-implementacao-da-iso-9001-parte-1/>.Acesso em: 03 maio 2014

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000/2000 - Sistema de Gestão da Qualidade: fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

______. NBR ISO 9001:2000 - Sistema de Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: ABNT,2008.

______. NBR ISO 9004:2010 – Gestão para o sucesso sustentado de uma organização: Uma abordagem da gestão da qualidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Lei No 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em: 16 jun. 2014.

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total: no estilo japonês. 8. ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de Orientação e Procedimentos para as Organizações Contábeis. 5. ed. Porto Alegre: CRC/RS, 2012.

______. Dados Estatísticos. Disponível em: <http://www.crcrs.org.br/dados-estatisticos/>. Acesso em: 19 jul. 2014.

COSTA, Elieser Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

DENCKER, Ada de Freitas M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 4. ed. São Paulo: Futura, 2000.

FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva,

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Uma visão sistemica da gestão organizacional. Disponível em: <http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/uma-visao-sistemica-da-gestao-organizancional>. Acesso em: 20 out. 2014.

GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, Cristiane. Benefícios da ISO 9001 para sua empresa. Disponível em: <http://certificacaoiso.com.br/beneficios-da-iso-9001>. Acesso em: 15 abr. 2014.

HERNANDES, Anderson. A qualidade dos serviços e o papel do cliente. Disponível em: <http://www.andersonhernandes.com.br/2009/06/12/a-qualidade-dos-servicos-e-o-papel-do-cliente/>. Acesso em: 01 jul. 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Pesquisa de credibilidade das certificações ISO 9000 ABNT/CB 25. Disponivel em: <http://www.inmetro.gov.br/qualidade/pdf/Apresentacao_CB25_Rev0.pdf> Acesso em: 09 jun. 2014.

KALKMANN, Geraldo Luiz. Qualidade Necessária para as Empresas de Serviços Contábeis. Itajai: Berger, 2002.

KAPLAN, Daniel; RIESER, Carl. Qualidade Total na Prestação de Serviço:Como Aprimoraras Prá ticas Gerenciais Adotando a Melhoria Contínua. Tradução: Carmen Youssef. São Paulo: Nobel, 1996.

MARANHÃO, Mauri. ISO Série 9000: Manual de Implementação. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

MELLO, Carlos Henrique Pereira; SILVA, Carlos Eduardo Sanches da; TURRIONI, JoãoBatista; SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de. ISO 9001:2000 Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 19. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PALADINI, Edson Pacheco. et al. Gestão da Qualidade Teorias e Casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

______. Gestão da Qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2009. PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. Disponível em: <http://rae.fgv.br/rae/vol46-num4-2006/modelo-conceitual-qualidade-servico-suas- implicacoes-para-pesquisa-no-futuro>. Acesso em: 25 abr. 2014.

PIERRY, Luiz Ildebrando. A Busca da Excelência em Gestão uma Estratégia Nacional.Disponível em: <http://www.portalpeg.eb.mil.br/downloads/palestrapgqp.pdf>. Acesso em: 19 maio 2014.

RAZA, Claudio. O Papel dos Escritórios de Contabilidade na Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia- e-financas/o-papel-dos-escritorios-de-contabilidade-na-sobrevivencia-das-micro-e-pequenas-empresas/12024/>. Acesso em: 13 jun. 2014.

ROSA, José Antônio; FUTIDA, Honorio Tadayoso et al. Administração da Empresa Contábil. São Paulo: IOB, 2009.

TAYLOR, F. W. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 1976.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos