Empreendimentos econômicos solidários acompanhados pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de uma instituição de Ensino Superior em Minas Gerais

Autores

  • Pablo Luiz Martins
  • Daniela Aparecida Sandim
  • Maria do Carmo Santos Neta

DOI:

https://doi.org/10.26767/796

Resumo

Embora cada vez mais presente na sociedade, a economia solidária, que serve de base para as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP’s) desenvolverem seus trabalhos e auxiliarem diversos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), é um tema ainda pouco debatido. A ITCP/UFSJ conta com discentes de cursos variados da UFSJ. Dentre estes cursos está o de Ciências Contábeis. Desta forma, dois empreendimentos foram escolhidos para ser estudados neste trabalho: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São João Del–Rei (ASCAS) e a Associação dos Artesãos e Empreendedores de Economia Familiar (ASAENFA). Os empreendimentos têm obrigações legais e fiscais a serem cumpridas, porém poucos são os que possuem conhecimento sobre esse fato. O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância da ITCP/UFSJ, dos discentes da graduação de Ciências Contábeis e da contabilidade nos empreendimentos estudados, além de tratar um pouco mais sobre Economia Solidária e sobre as obrigações legais e fiscais desses empreendimentos. A fim de atingir tal objetivo, utilizou-se um referencial teórico e aplicou-se um questionário para os associados, o contador da ASCAS e para o coordenador da ASAENFA. De fato, perceber-se-á que a Economia Solidária é um tema que traz dúvidas, mas é praticada dentro das associações, e que, apesar da contabilidade trazer dificuldades para os associados, ela foi avaliada como sendo fundamental para o desenvolvimento dessas associações. Além disso, foi constatado que as obrigações fiscais e legais não são do conhecimento de todos, mas que as associações estão com os documentos em dia, exceto as demonstrações contábeis.

Referências

ABREU, Jânio Caetano de. Cooperativismo Popular e Redes Solidárias (Org.) São Paulo: All Print, 2007.

ALMEIDA, Edir Antônia de. Contabilidade e Autogestão - um estudo sobre a dimensão contábil nos processos de autogestão dos empreendimentos de economia solidária. 2006. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BOCAYUVA, P. Incubadora tecnológica de cooperativas populares da COPPE/UFRJ. In:CAMAROTTI, I.; PETER, S. (Orgs). Redução da pobreza e dinâmica locais. Rio de Janeiro: FGV. 2001. p. 235-261.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 15 dez. 2016.

CAMPIGLIA, Américo Oswaldo. Introdução à hermenêutica das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, 1997.

CTNSRF. Secretaria da Receita Federal. Código Tributário Nacional Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5172Compilado.htm>. Acesso em: 16 dez. 2016.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à teoria da contabilidade: para o nível de graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 1998.

NASCIMENTO, Diogo T. do; OLAK, Paulo Arnaldo. As entidades sem fins lucrativos (terceirosetor) e as normas brasileiras de contabilidade aplicadas. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILDADE. Goiânia: CFC, 2000.

OLIVEIRA, B. A. M.; ALVES, F. K. N.; PONTELO, T. C. As contribuições das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares para o desenvolvimento da economia solidária e para a construção de um novo modelo de extensão universitária. In: Abreu, J. C. Cooperativismo popular e redes solidárias. São Paulo: All Print, 2007.

SINGER, P. Introdução a economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos