A luta pela educação na Baixada Fluminense-RJ: o contexto de expansão do Ensino Superior

Autores

  • Renan Arjona de Souza
  • Nádia Maria Pereira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26767/773

Resumo

Este estudo busca de forma descritiva caracterizar a região da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista alguns aspectos geográficos, históricos, políticos e sociais, assim como as principais políticas educacionais voltadas para essa região no período delimitado entre os anos de 1990 a 2009. Essa caracterização proporcionou o entendimento de um ambiente político-educacional de luta por mais investimentos em educação, oriunda dos movimentos sociais organizados locais. Esses movimentos foram importantes para o reconhecimento dessa região como um dos lugares propícios para receber um Campus Universitário Federal, fruto do Programa de Expansão e Interiorização do Ensino Superior (2005), uma política educacional do governo Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). Essa caracterização ressalta ainda, em suas considerações finais, a importância das lutas dos movimentos sociais organizados por mais investimentos em educação e os benefícios de um lócus de formação em regiões carentes de políticas socioeducacionais.

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Publicado

2018-05-31

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Artigos