ANÁLISE DOS GANHOS COMPETITIVOS E DIFICULDADES NA EXPANSÃO DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO: ESTUDO DE CASO NAS LOJAS PONTO ECONÔMICO

Mônica Regina Streit, Dorneles Sita Fagundes

Resumo


Devido às transformações econômicas e à forte concorrência no mercado, micro e pequenas empresas tornam-se muito vulneráveis no atual cenário econômico. Com isso, surgem alternativas para essas pequenas organizações atuarem de forma fortalecida diante do mercado, por meio de iniciativas cooperadas e ações coletivas que vêm ganhando espaço e se tornando uma prática bem-sucedida. Em vista disso, este artigo tem o intuito de analisar os ganhos competitivos, benefícios e dificuldades na expansão de uma rede de cooperação empresarial. Para basear teoricamente este estudo, foram utilizados autores como Verschoore (2004), Amato Neto (2000), Migueletto (2001), Balestrin (2008), entre outros. Foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e exploratória, sendo o artigo resultado de um estudo de caso para o qual, utilizou-se o método de análise qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas aplicadas aos gestores da empresa estudada. Com base nesta pesquisa, procurou-se verificar quais ganhos e dificuldades os gestores percebem no modelo de organização em rede e quais poderiam ocorrer, numa possível expansão da rede. Os resultados vão ao encontro das teorias, destacando a importância da união entre os gestores e as vantagens encontradas, evidenciando a troca de informações, que contribui para a diminuição de erros, e também, o maior poder de barganha, em função do volume de compras. Conclui-se que as lojas estudadas possuem ganhos competitivos evidentes e seus gestores buscam ampliá-los por meio do aumento de ações e da expansão da rede de lojas Ponto Econômico.

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