E-COMMERCE: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA VIRTUAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA – FACCAT

Kássia Ramona Gonçalves Kunst, Querte Teresinha Conzi Mehlecke

Resumo


O e-commerce tornou-se uma tendência, tanto para as organizações quanto para os consumidores. O consumidor virtual possui uma série de benefícios jamais oferecidos por lojas físicas, como melhores preços, variedade de produtos e comodidade. Frente a essas premissas, é importante conhecer o comportamento do consumidor virtual para que as lojas virtuais possam atender às suas necessidades e elaborar estratégias específicas. Este artigo tem por objetivo analisar o comportamento de compra virtual e determinar quais são os fatores que influenciam os acadêmicos do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, a utilizá-la. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo possui uma abordagem quantitativa. Esta pesquisa é descritiva e exploratória, caracteriza-se como estudo de caso e é sustentada pela pesquisa bibliográfica, sendo realizado um levantamento de dados do tipo survey, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra composta por 85 acadêmicos do Curso de Administração. O aporte teórico foi construído por meio de autores como Kotler e Armstrong (2015), O’Brien (2004), Solomon (2008) e Turban e King (2004). Com esta pesquisa, foi possível identificar que os acadêmicos são influenciados por amigos e propagandas on-line e, a partir disso, realizam compras por impulso. Os acadêmicos procuram pelo melhor custo benefício e, após efetivarem uma compra, continuam acompanhando informações sobre suas aquisições on-line.

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