INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA: ESTUDO DE CASO EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Theylanne de Sousa Brandão
  • Henrique César Melo Ribeiro

Resumo

Sabendo da importância das instituições de ensino superior no desenvolvimento econômico do meio em que estão inseridas, sendo elas públicas ou privadas, este estudo surgiu a partir da curiosidade de conhecer como ocorre o envolvimento da inovação como estratégia competitiva dentro dessas IES. A presente pesquisa investigou a inovação como estratégia competitiva em instituições de ensino superior. Foram investigadas duas organizações, somando oito entrevistados, por meio de um estudo de caso múltiplo mediante entrevistas. Para a coleta dos dados as instituições foram avaliadas individualmente e em seguida foi realizada uma verificação comparativa dos casos. Constatou-se que a instituição privada tem uma preocupação maior quando se trata de inovação e estratégia em relação a outra instituição analisada, pois ela possui uma flexibilidade superior a pública que tem um sistema mais burocratizado. Este artigo apresenta relevância tanto no plano empresarial educacional quanto na geração de conhecimento acadêmico, tendo em vista que o tema Inovação em Instituições de Ensino Superior ainda contém uma lacuna considerável.

Referências

ALVES, Carlos Alberto. Capacidades de Marketing e Inovação Organizacional: uma relação para Vantagem Competitiva. Revista Alcance (Eletrônica), São Paulo, v. 23, n. 1, jan./mar. 2016.

AMORIM, Cassiano Caon. O uso do Território Brasileiro e as Instituições de Ensino Superior, 2010. Tese (Doutorado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

ANDRADE, Rodrigo Messias de. Orientação estratégica e desempenho organizacional na pequena empresa: uma análise do setor metal-mecânico. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015.

ANSOFF, H. I, MCDONNELL, Edward J. Implantando a Administração Estratégia, Ed. 2, Atlas, São Paulo, 1993.

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo: Administração, Porto Alegre p. 20 e 29, 2009.

BRESSAN, Flávio. O método do estudo de caso. Administração Online, São Paulo, v.1, n.1, jan./fev./mar. 2000

CAMPOMAR, Marcos Cortez. Do uso de “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em Administração. Revista de Administração da USP, São Paulo, v.26, n.3, p.95_97, jul./set.1991.

CARVALHO DIAS, Marcos. Economia do dia-a-dia. Ed.1, p.18, 2016

CARVALHO, Daniel Estima de Carvalho. A Organização de Objetivos

Estratégicos Corporativos: Um Estudo Sobre a Estruturação dos Objetivos e sua Relação com a Implementação, 2014. Tese (Doutorado em Ciências), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CHARLES, Chistophe; VERGER, Jacques. A História das Universidades. São Paulo: UNESP, São Paulo, 1996.

COLENCI JR., Antônio; PANZERI, Viviane; BARBOSA Adilson Antônio. O Planejamento Estratégico das Instituições de Ensino Superior a partir de Referenciais Competentes. Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v. 2, n. 3, p. 48-58, set./dez. 2004.

COLLA, Julio Ernesto; CUCO, Caroline. O papel da produção na efetivação da estratégia competitiva em uma empresa de confecções do Paraná. RAIMED - Revista de Administração, jan./abr, 2015

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa & Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. Ed. 3, 2014.

DIAS, Alexsandra Barcelo S; SANTOS, Valquíria Aparecida dos; BEIRUTH Aziz Xavier.Consistência das Estratégias de Instituições de Ensino Superior: Um Estudo baseado na Percepção dos Stakeholders utilizando-se do BalancedScorecard. REPeC. Disponível online em www.repec.org.br, v. 10, n. 4, art. 5, p. 431-448, Brasília out./dez. 2016.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): práticas e princípios. São Paulo: Pioneira Thompson, 2003.

DRUCKER, Peter. The new societyoforganizations. In: Ontheprofessionof management. Boston: HawardBusinesReveiew Press, 1998

GRANT, R. M. The Resource-BasedTheoryofCompetitiveAdvantage: Implications for StrategyFormulation. Californian Management Review,California, 114-135, 1991.

HAIR JR. J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Essentials of business researchmethods.NewJersey,JohnWiley& Sons, 2003.

HERRERO FILHO, Emílio. Pessoas focadas na estratégia. As disciplinas de execução da estratégia. Rio de Janeiro, Ed. 1, 2012.

KELM, Maiquel Silva; BAGGIO, Daniel Knebel; KELM, Martinho Luis;

GRIEBELER, Marcos Paulo Dhein; SAUSEN, Jorge Oneide. A Inovação Como Estratégia Competitiva das Organizações: Um Ensaio Teórico. RAIMED -Revista de Administração, Rio Grande do Sul, ago./dez. 2014

MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos. Vantagem Competitiva e Criação de Valor.Coimbra, Ed. 2, 2017.

MAINARDES, Emerson Wagner; DESCHAMPS, Marcelo; TORTINI, Gerson. Percepções dos stakeholders sobre a qualidade de uma instituição de ensino superior. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), Campo Largo, v. 8, n.1, p. 90-105, maio, 2009.

MAINARDES, Emerson Wagner; DOMINGUES, Maria José. A qualidade da administração das instituições de ensino superior: um estudo multicaso em instituições privadas que oferecem cursos de graduação em Administração em Joinville, SC. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 10, n. 22, jan. /abr, 2010.

MAINARDES, Emerson Wagner; FERREIRA, João; TONTINI, Gerson. Vantagens Competitivas em Instituições de Ensino Superior. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis, 2009.

MAINARDES, Emerson Wagner; MIRANDA, Cristina Schmitt; CORREIA, Carlos Henrique. A gestão estratégica em de instituições de ensino superior: Um estudo multicaso. Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Campo Largo, v.9, n.1, jan./jun. 2011

MARTINS, Renard Pereira; LACERDA, Rogerio Tadeu de Oliveira; Ensslin. Um estudo bibliométrico sobre avaliação de desempenho em Instituições de Ensino Superior. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v.6, n.3, set./dez.2013.

MAZARO, Rosana Mara. Inovação em Turismo e Competitividade Regional: abordagem conceitual e ensaio de aplicação. RTA, ECA-USP, v. 28, n. 1. p. 1-18, São Paulo, jan./abr. 2017.

MELO RIBEIRO, Henrique César; COSTA, BennyCramer. Influência dos Stakeholders na gestão e no controle das organizações esportivas. Rev. Ciênc. Admi., Fortaleza, v. 23, n. 1, p. 42-69, jan./abr. 2017.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia. Tradução Lene Belon Ribeiro, São Paulo, Luciana de Oliveira da ed. 2, p.30, 2010.

MINTZBERG, H.; QUINN, James B.; LAMPEL, J; GHOSHAL, S. O processo da estratégia. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha, de São Paulo, ed. 4 p. 25, 2006.

MIRANDA DE OLIVEIRA, Anna Gabriela; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; MUYLDER, Cristiana Fernandes de. Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, p. 29-56, 2015.

MORAIS PEREIRA, Rafael; MARQUES, Humberto Rodrigo; CASTRO, Sabrina Olimpio Caldas de; ALMEIDA, Fernanda Maria de; GAVA, Rodrigo. O contexto da inovação nas universidades federais brasileiras na perspectiva de indicadores de ciência e tecnologia. Revista Brasileira de Gestão e Inovação. Viçosa, v.1, n.1, Setembro/Dezembro, 2016.

MOTA, Anderson. Estratégia Competitiva.Curitiba, p. 19, 2008

MOURA, Tania Maria de Melo. Metodologia do Ensino Superior: saberes e fazeres da/para prática docente. UFAL, Maceió, ed.2, p.26, 2009.

OLIVEIRA, Anna Gabriela Miranda de Oliveira; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes ;MUYLDER, Cristina Fernandes de. Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, vol.18, n.1,jan./fev./mar./ abr. 2016.

OLIVEIRA, Edi Carlos; TATOO, Luiz. Uma leitura sobre a percepção de autores em relação aos conceitos de estratégia. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, v.6, n.1, jan/abr. 2013.

OLIVEIRA, Evaldo Macedo de. Instituições de ensino superior: centros de excelência acadêmica ou fábrica de profissionais? Revista Administração Pública, Rio de Janeiro8 (2), p. 91-101, abr./jun. 1974.

PEREIRA, Vinícius da Silva; ZILBER, Moisés Ari. Vantagem competitiva por meio da inovação em empresas incubadas em parque tecnológico. RACE, Joaçaba, v.16, n.1, p. 65-94, jan./abr. 2017.

PESSOA, Raimundo Wellington Araújo; NASCIMENTO, Leandra Fernandes;

NEVES, João Adamor Dias; OLIVEIRA FILHO, Geovane. Estratégia e Vantagem Competitiva da Responsabilidade Empresarial. Gestão & Regionalidade, Fortaleza, v. 25, n.74, mai./ago. 2009

PORTER, Michael E. Competitivestrategy. Free Press, New York, 1980.

PORTER, Michael. E. Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. Tradução de Elizabeth Maria Pinho Braga, Rio de Janeiro, 1997.

RECKZIEGEL, Valmor; MACHADO, Débora Gomes; SOUZA, Marcos Antonio de Sousa; PIVA, Regiane de Souza. O Uso de Inovações no Atendimento como Estratégia de Competitividade em Instituições Financeiras: O Caso da Caixa Econômica Federal. REUNIR Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 1-17, jan./abr. 2017.

RIZZO, Cláudia. Gestão Estratégica do Aluno/ Cliente nas Instituições de Ensino Superior Privadas. Tese (Doutorado em Administração) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

SCHARF, Edson Roberto; SORIANO-SIERRA, Eduardo Juan. A gestão da estratégia e o valor percebido: Estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Santa Catarina, vol. 5, n. 1, p. 87-108, 2008.

SCHENEIDER, Aline Botelhor; CARNEIRO, Marcelo Lopes; SERRA, Fernando A. Ribeiro; FERREIRA, Manuel Portugal. Estratégia Competitiva: Michael Porter 30 anos depois. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 298-326, mai./ago. 2009.

SCHUMPETER, J. A. (1982). Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo, 1982.

SHIRAISHI, Guilherme de Farias. Estratégias da Empresa e as Estruturas de Marketing, 2008. Tese (Doutorado em Administração), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

SILVA PEREIRA, Raquel da Silva; FRANCO, Ivaldo Donizeti; ALMEIDA, Luis Carlos Barnabé de; SANTOS, Isabel Cristina dos (2012). O ensino de Inovação na Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Tecnologia em Gestão: Um estudo Exploratório em Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n.4, p.221-244, out/dez. 2012.

SILVA PEREIRA, Raquel da Silva; FRANCO, Ivaldo Donizeti; ALMEIDA, Luis Carlos Barnabé de; SANTOS, Isabel Cristina dos. Ensino da Inovação na formação do Administrador brasileiro: contribuições para gestores de curso. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p.1001-139, fev./mar., 2015.

SILVA, Paulo Gustavo da; ARAÚJO, Afrânio Galdino de; DAMASCENO, Larissa Mayara da Silva; SERRALVO, Francisco Antônio. O processo da estratégia sob a visão dos decisores. Revista Capital Cientifico-Eletrônica (RCCe), Guarapuava, v.15, n.3, Jul/Set, 2017.

VANIN, Jorge Alexandre; SILVA, Paula Maines da Silva. Estratégia Competitiva e Markenting Corporativo: Diferenças e Semelhanças. GES – Revista Gestão e Sociedade CEPEAD/UFMG,Minas Gerais, vol. 4, nº 7, Jan/Abr 2010.

VIEIRA, Glicia; QUADROS, Ruy. Organização para Organização: integrando estratégia, estrutura e processos de gestão. Desafio Online, Campo Grande v.5, n.2, mai./ago. 2017.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamentos e Métodos. Tradução de Cristhian Matheus Herrera, ed.5, p.17, São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Edição

Seção

Artigos