A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO ENTRE A ENTIDADE SINDICAL E SEUS ASSOCIADOS: ESTUDO DE CASO NO SINDICATO DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS, COMPONENTES PARA CALÇADOS DE TRÊS COROAS

Juliano Mapelli, Roberto Tadeu Ramos Morais

Resumo


Este artigo tem por objetivo avaliar o relacionamento entre o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas e seus associados, tendo no marketing de relacionamento uma estratégia para aumentar a satisfação e a fidelização dos associados. Para tanto, foram utilizados os conceitos de marketing, marketing de relacionamento, CRM - customer relationship management e fidelização do cliente. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso exploratório e bibliográfica, utilizando-se o método qualitativo. Os dados foram coletados junto aos associados da entidade, mediante questionário. Os resultados apontam que o Sindicato tem um bom relacionamento com seus associados. A conclusão do presente estudo foi que o relacionamento com os clientes é fundamental para a criação de novos valores, visando sua satisfação, tornando a parceria de longo prazo e assim conquistando a fidelização do cliente.

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