Impacto do custo de armazenamento da resina de pu no preço final do adesivo

Douglas Delano Costa Lima, João Carlos Bugs

Resumo


O presente artigo trata sobre a importância da gestão do estoque na organização. O objetivo principal foi calcular o impacto financeiro do custo de armazenamento da resina de poliuretano no preço final do adesivo. No estudo de caso, foi utilizada uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e o método dedutivo. A coleta de informações se deu através de entrevista semiestruturada e relatórios gerenciais fornecidos pela empresa. No referencial teórico, foram abordados os diversos tipos de estoque, previsão de demanda e as fórmulas utilizadas para os cálculos necessários para o dimensionamento do estoque. A peculiaridade da demanda, da matéria prima em questão, mostrou como um item sobre o qual não se tem o controle sobre o tamanho do seu estoque pode causar um impacto significativo no resultado final da empresa.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, Rafael. Como calcular o estoque de segurança de um produto no seu controle de estoque. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2015.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BARCELOS, Luiza. Adesivos: por maior qualidade, produtividade e cuidado ambiental. Revista Poliuretano - Tecnologia e Aplicações. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2016. 

CASTRO, David A. de. Gestão de Estoque: Estão Satisfeitos Também os Acionistas? Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2016.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003. 

CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégias Para Redução de Custo e Melhoria dos Serviços. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 

CORRÊA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu Gustavo Nogueira; CAON, Mauro. Planejamento, Programação e Controle de Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

FEMENICK, Tomislav R. Conceitos fundamentais sobre custos. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2016.

FERREIRA, Vanessa Elionara Souza; DE PAULA, Monalisa Ferreira Rodrigues; CARMO, Breno Barros Telles do; ALMEIDA, Antonia Claudenice Pinheiro. Utilização de um modelo quantitativo de previsão de demanda para análise da demanda por concreto em uma empresa potiguar. Disponível em . Acesso em: 23 jul. 2016.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Disponível em: . Acessado em: 06 abr. 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. 

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2006.

MELO, Danilo Doriguelo de. Lote Econômico de Compra. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2016.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 

NEVES, João Luis. Pesquisa Qualitativa - Características, Usos e Possibilidades. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2016.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

TOBIAS, Afonso Celso B. Como Determinar o Estoque Ideal. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.