Remuneração estratégica como diferencial competitivo em uma importadora de luminárias do Vale do Sinos/RS

Daiane Rafaela Weber, Sandro Cezer Pereira

Resumo


A remuneração, fazendo parte da estratégia da empresa, ou seja, atrelada aos objetivos estratégicos, pode ser vista como um instrumento a mais para obtenção dos objetivos organizacionais, como também, para os objetivos pessoais. O presente artigo propôs analisar a política de remuneração de uma importadora de luminárias do Vale dos Sinos/RS através de um estudo de caso com os diretores e colaboradores. Buscando saber a percepção dos gestores e dos empregados sobre a remuneração estratégica, envolvendo um total de vinte e nove participantes, foi aplicado um questionário com perguntas abertas, sendo um modelo de questionário para cada categoria. As contribuições dos autores que tratam de remuneração e remuneração estratégica são apresentadas sucintamente nas seções deste artigo. Na sequência, apresentam-se as análises e conclusões obtidas através da pesquisa com os referidos participantes.

Texto completo:

PDF

Referências


CHAGURI, Reinaldo. Manual prático da remuneração moderna.São Paulo: LTr, 2000.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto.3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FLANNERY, T. P.; HOFRICHTER, D.; PLATTEN, P.E. Pessoas, desempenho e salários. São Paulo: Futura, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4 ed. São Paulo: Atlas. 2002.

HANASHIRO, Darcy MitikoMoriental. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2008.

HIPÓLITO, José Antônio Monteiro. Administração Salarial: a remuneração por competências como diferencial competitivo. São Paulo: Atlas, 2001.

JORGE, José Moacir. Remuneração estratégica: como desenvolver atitudes empreendedoras por meio da remuneração. São Paulo: LTr, 2007.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa e desenvolvimento. Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.

MARRAS, Jean Pierre. Administração da remuneração: remuneração tradicional e estratégica. São Paulo: Pioneira, 2002.

RESENDE, Ênio. Cargos, Salários e Carreira: Novos paradigmas conceituais e práticos. São Paulo: Summus, 2002.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração.3 ed. São Paulo: Atlas. 2009.

SILVA, M. O. Sistemas modernos de remuneração.Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2005.

WOOD JUNIOR, Thomaz; PICARELLI FILHO, Vicente. Remuneração por Habilidades e por Competências: preparando a organização para aera das empresas de conhecimento intensivo. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

______. Remuneração estratégica: a nova abordagem competitiva. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.