Separação e destino dos resíduos recicláveis da área comercial da Corsan

Autores

  • Rosane Dias Gonçalves
  • Jorge Marcelo Wohlgemuth

Resumo

A preocupação com o futuro do nosso planeta faz com que haja uma emergência em todos os seguimentos da sociedade em buscar cada vez mais alternativas para a grande quantidade de resíduos produzidos diariamente pelas mais diversas atividades do cotidiano, seja nos domicílios, nas indústrias ou nos comércios. O que até bem pouco tempo atrás era natural colocarmos o nosso lixo na rua sem se importar com o seu destino, pensando apenas em que os caminhões de lixo levariam sem saber para onde, agora este destino deve estar internalizado em cada cidadão, seja qual for a idade. Assim como as populações cada vez aumentam mais, os nossos resíduos também crescem em escala extraordinária com o acesso as mais variadas opções de consumo. Com esta visão pretendo demonstrar a necessidade, bem como as possibilidades da Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN de reciclar seus resíduos plásticos principalmente os provenientes da área comercial mostrando a importância deste processo no interesse preservacionista, inclusão da sociedade, reaproveitando assim materiais que eram descartados em natura, transformando-os em novos produtos, dando assim a devida importância à reciclagem para um mundo autossustentável.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Título VIII - Da Ordem Social. Capítulo VI - Do Meio Ambiente. Art. 225.

Disponível em: <http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/con1988_05.10.1988/art_225_.shtm>. Acesso em: 15 jan 2015.

______. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras

providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 15 jan 2015.

NEVES, Estela; TOSTES, André. Meio Ambiente – A Lei em Suas Mãos. 1992. Disponível em: <http://www.idestur.org.br/navegacao.asp?id_menu=2&id_conteudo_exibir=149>. Acesso em: 10 jan. 2015.

ONUBR – Organização das Nações Unidas no Brasil. Exército Verde. Banco Mundial estima que 4 milhões de latino-americanos vivem do lixo reciclado. 31 dez. 2014. Disponível em: <http://nacoesunidas.org/banco-mundial-estima-que-4-milhoes-de-latino-americanos-vivem-do-lixo-reciclado/>. Acesso em: 15 jan. 2015.

CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento. Educação Ambiental. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2015.

ECYCLE - Materiais obtidos através do plástico. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/70-homes/272-sub-home-plasticos.html>. Acesso em: 11 jan. 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Edição

Seção

Artigos