A importância da captação de recursos para o crescimento das empresas – estudo de caso das empresas do ramo calçadista do município de Nova Hartz/RS

Autores

  • Elisângela Verenice Schmitt
  • Luiz Fernando Costa Neves

Resumo

Diante de uma economia em constante oscilação, as empresas precisam estar preparadas para diversas mudanças e aptas a enfrentar os obstáculos que o mercado impõe. Com a evolução do sistema econômico, o mercado financeiro vem moldando-se às necessidades das empresas, oferecendo diversas soluções para auxiliá-las no seu desenvolvimento. Neste contexto, identificou-se a necessidade de mensurar qual a importância da captação de recursos para o crescimento das empresas. Logo, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar a importância da captação de recursos para o crescimento das empresas do setor calçadista do município de Nova Hartz, através da identificação dos principais investimentos realizados, da importância do planejamento financeiro e da influência da captação de recursos na sociedade onde as empresas estão inseridas. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, exploratório e dedutivo, cujos dados foram coletados através de um questionário enviado aos gestores financeiros das empresas estudadas. Os resultados confirmam a importância do crédito para o crescimento das empresas e o quanto é essencial o planejamento financeiro para que se obtenha melhores resultados no âmbito empresarial.

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BCB. Site Institucional. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br>. Acesso em 05 de abr. 2015.

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - BADESUL. Site Institucional. Disponível em: <http://www.badesul.com.br>. Acesso em: 04 de abr. 2015.

BANCO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES. Site Institucional. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br>. Acesso em: 29 mar. 2015.

BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL – BRDE. Site Institucional. Disponível em: <http://www.brde.com.br/>. Acesso em: 07 de abr. 2015.

BERNI, Mauro Tadeu. Operação e Concessão de Crédito: os parâmetros para a decisão de crédito. São Paulo: Atlas,1999.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO - CNC. Site Institucional. Disponível em: <http://empresometro.cnc.org.br/Estatisti cas#>. Acesso em 12 mar. 2015.

GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. Tradução: Hastings, Allan Vidal. São Paulo: Pearson, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Site Institucional. Disponível em:<http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?lang=_ ES&codmun=431306&search= rio-grande-do-sul|nova-hartz|infograficos:-dados-gerais-do-municipio>. Acesso em: 12 de mar. 2015.

PAIVA, Marcia de. BNDES: um banco de história e do futuro. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro/livro_BNDES_um_banco_de_historia_e_do_futuro.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2015.

PEREIRA, Airton Gil Paz. Tudo sobre Cadastro, Crédito e Cobrança. São Paulo: Nobel, 1990.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Érico. O mercado de crédito. In.: OLIVEIRA, Virgínia I.; GALVÃO, Alexandre; RIBEIRO, Érico (Orgs). Mercado Financeiro. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

TAVARES, Ricardo Ferro. Crédito e Cobrança. São Paulo: Atlas, 1988.

SCHRICKEL, Wolfgang Kurt. Análise de Crédito: concessão e gerência de empréstimos. São Paulo: Atlas, 1995.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Criando Valor Através do Orçamento. Porto Alegre: Novak, 2003.

______. Finanças Aplicadas para Empresas de Sucesso. São Paulo: Atlas, 2012.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Artigos