Análise do perfil financeiro dos clientes empresariais de uma instituição bancária do município de Taquara/RS

Autores

  • Viviane Ribeiro Baséggio
  • José Eduardo Zdanowicz

Resumo

O sistema financeiro viabiliza o fluxo de recursos entre os agentes econômicos, garantindo a segurança das transações. As organizações e as pessoas são agentes econômicos e podem estar em posição superavitária ou deficitária, recorrendo às instituições financeiras para financiar sua atividade ou rentabilizar seu excesso de caixa. Desta forma, a relação entre as empresas e os bancos pode ser traduzida em parceria de negócios, significando muito mais que apenas a guarda do dinheiro. Para demonstrar como a instituição bancária está inserida na gestão financeira das empresas, foi realizada uma pesquisa com os clientes empresariais de um banco sediado no município de Taquara/RS, identificando sua atividade, tempo de funcionamento, preferências e utilização em termos de produtos e serviços. Utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, e o procedimento adotado foi o levantamento, por meio de um questionário fechado, aplicado às empresas. Os resultados demonstram detalhes desta parceria banco-empresa, na qual constata-se que as instituições bancárias disponibilizam ferramentas que facilitam algumas tarefas do administrador financeiro.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. - 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

____________, Alexandre. Finanças corporativas e valor. – 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Estrutura e composição do Sistema Financeiro Nacional. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?SFNCOMP>. Acesso em 21 mar. 2014.

____________________________. 50 maiores bancos e o consolidado do Sistema Financeiro Nacional. Disponível em <https://www3.bcb.gov.br/informes/?wicket:interface=:0:1:::>. Acesso em 27 out. 2014.

____________________________. FAQ – Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/fgc.asp?idpai=portalbcb>.

Acesso em 05 jul. 2014.

BITENCOURT, Cleusa Marli Gollo. Finanças pessoais versus finanças empresariais. 2005, 85 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria na modalidade Profissional). Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

BRASIL. Lei no 4.595, DE 31 de dezembro de 1964. Dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias, Cria o Conselho Monetário Nacional e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 31 dez. 1964.

GALVÃO, Alexandre. Et al. Mercado financeiro: uma abordagem prática dos principais produtos e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de administração financeira. - 10 ed. Tradução técnica Antonio Zoratto Sanvicente. - São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2004.

IBOPE INTELIGÊNCIA. Radiografia do Investidor. Disponível em: http://www.ibope.com.br/ptbr/conhecimento/relatoriospesquisas/Lists/RelatoriosPesquisaEleit

oral/JOB%20101935%20A NBIMA%20Radiografia%20do%20Investidor.pdf. Acesso em 05 jul. 2014.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa e desenvolvimento aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. 1 ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. – 6 ed. – 7. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.

MACHADO, José Roberto. Administração de Finanças Empresariais. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

MELAGGI FILHO, Armando; ISHIKAWA, Sérgio. Mercado financeiro e de capitais. - 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. – 4 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Finanças aplicadas para empresas de sucesso. São Paulo: Atlas, 2012.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos