Estudo de caso - A descentralização da área de recursos humanos, sob a perspectiva dos colaboradores, em uma empresa do ramo alimentício no Vale do Paranhana

Autores

  • Marcos Batista de Lara
  • Solange Martins Rosa

Resumo

A área de Recursos Humanos possui um papel fundamental para toda organização, responsável pela harmonia entre os colaboradores, empresa e gestão, promovendo sua integração. Visa o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, agregando conhecimento, aliado à competência à serviço das organizações. Sempre em busca de um melhor e mais detalhado acompanhamento deste profissional, é fundamental a delegação das responsabilidades, através da descentralização da rotina da área de Recursos Humanos. Assim este artigo busca, através de um estudo de caso, mensurar, identificar como esta mudança está afetando os colaboradores e tem influenciado em seu dia a dia, dividindo as responsabilidades da gestão de pessoas também entre os gestores. Foi realizada uma revisão, através de pesquisas bibliográficas, sobre a evolução da área de recursos humanos na migração do antigo departamento de pessoal à gestão estratégica de pessoas, suas vantagens e desvantagens. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa exploratória de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de um questionário fechado aos colaboradores.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O Novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 3o Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez; LOUREIRO, Juliano Mesquita; VIEIRA, Rita; PETROBRÁS. Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Qualymark Editora, 2005.

FAISSAL, Reinaldo; PASSOS, Antonio Eugênio Valverde Mariani; MENDONÇA, Márcia da C. Furtado; ALMEIDA, Walnice Maria da Costa. Atração e Seleção de Pessoas. 2a Edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2o Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos; do operacional ao estratégico. 3o Edição. São Paulo: Futura, 2000.

MARRAS, Jean Pierre. Gestão de Pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Futura, 2005.

FLANNERY, Thomas Peters. Pessoas, Desempenho e Salários: as mudanças na forma de remuneração nas empresas. São Paulo: Futura, 1997.

BECKER, Brian. Gestão Estratégica de Pessoas com "Scorecard": interligando pessoas, estratégias e preformance. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos