AVALIAÇÃO DO PROCESSO SALES AND OPERATIONS PLANNING (S&OP)

Autores

  • Derli Dias do Nascimento
  • Dorneles Sita Fagundes

Resumo

Este artigo possui como tema a avaliação do processo Sales and Operations Planning. Entre seus objetivos específicos, propõe-se avaliar a otimização dos processos a partir da inserção do S&OP, compreender as limitações e contribuições de cada área no processo e identificar soluções para melhorias no processo de decisão a partir do S&OP. A pesquisa procurou compreender como esta ferramenta de gestão está inserida para a melhoria da tomada de decisão nos processos de uma empresa do ramo químico situada na cidade de Campo Bom-RS, analisando a percepção dos colaboradores. Quanto à metodologia, o artigo foi desenvolvido por meio de um estudo de caso. Já com relação à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se classifica como bibliográfica exploratória. Para avaliar o processo, foi aplicado um questionário contendo perguntas fechadas elaboradas pela consultoria Kaufman Global. Os resultados comprovaram que mudanças estão acontecendo no processo e que a organização está ciente de que um desempenho está se formando, mas ainda não se tem confiança na tomada de decisão gerada pelo processo. Além disso, constata-se que existe uma avaliação diferente entre as áreas envolvidas no processo

Referências

ACRAS, Rodrigo. Planejamento de vendas e operações (S&OP). Onde fica a Inovação. Disponível em: https://revistamundologistica.com.br/blog/rodrigo/planejamento-de-vendas-e-operacoes-(sop)-onde-fica-a-inovacao. Acesso em: 12 abr. 2022.

AROZO, Rodrigo. Sales and Operations Planning. Uma maneira simples de obter ganhos com a integração interna, Centro de Estudos em Logística. COOPEAD/UFRJ, Jun 2006.

BREMER, C. F.; Azevedo, C. R.; Matheus, L. F. O Retrato do Processo de Sales And Operations Planning (S&OP) no Brasil. Parte 1. Revista Mundo Logística, n.5 p. 68, 2008.

CÔRREA, H. L.; CÔRREA, C. A., Administração de produção e de operações, 3 ed, Atlas 09/2017.

CÔRREA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle de produção 5. Ed São Paulo: Atlas 2007.

GALVÃO, C.A.C; MENDONÇA, M.F. de. Fazendo acontecer na qualidade total. Rio de Janeiro, Qualitymark Ed, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed: São Paulo; Atlas, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo; Atlas 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como fazer uma pesquisa qualitativa. Atlas, publicado 10/ 2021.

HUBER, Beatris. 3 formas de lidar com a maior complexidade no supply chain. 19 de julho de 2019. Arquivos S&OP. Ilos. Disponível em: https://www.ilos.com.br/web/tag/sop/. Acesso em 19 abr.2022.

JACOBS, F.R.; CHASE, R.B. Administração de operações e da cadeia de suprimentos. 13 ed. 2012.

KAUFMAN GLOBAL. 20 Keys. Pesquisa com conjunto de 20 chaves. Disponível em: https://www.kaufmanglobal.com/glossary/20-keys/. Acesso em 14 abr. 2022.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas: 2010.

O processo de S&OP no Brasil. Revista Mundo Logística. Julho/Agosto de 2008. 5 ed. Disponível em: https://pt.slideshare.net/escolaoutliers/o-processo-de-sop-no-brasil. Acesso em: 14 abr.2022.

PIRES, S. R. I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos.Supply Chain management / Silvio R. I. Pires. 2. São Paulo: Atlas 2010.

S&OP Planejamento de Vendas e Operações. Digital Supply Chain. 28 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.digitalsupplychain.com.br/sop-processo-de-planejamento-de-vendas-e-operacoes/. Acesso em 14 abr. 2022.

SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos. Ed. Saraiva 5 ed., 09/2017.

WALLACE, T. F. Planejamento de vendas e operações S&OP. Guia Prático. 2 ed. São Paulo: IMAN, 2008.

WIENEKE, F. Gestão da produção, planejamento da produção e atendimento de pedidos, ed. Blucher. 01/2008.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos