ENQUADRAMENTO DO ÍNDICE DE BASILEIA ÀS COOPERATIVAS DE CRÉDITO SICOOB DO NORDESTE: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO

Autores

  • Cicero Tavares de Medeiros
  • José Eduardo Zdanowicz

Resumo

O artigo tem como tema o Índice de Basileia aplicado às cooperativas de crédito SICOOB Nordeste. O objetivo geral visa: demonstrar a importância em praticar o cumprimento do Índice de Basileia dentro do processo de Governança nas cooperativas especificadas. Os objetivos específicos que serviram de sustentação ao objetivo geral são: pesquisar acerca dos conceitos do Acordo de Basileia referentes ao Índice de Basileia; analisar os reflexos dos impactos negativos, caso, do não enquadramento ao Índice de Basileia pelas cooperativas de crédito; avaliar as decisões tomadas pela Direção, em relação ao enquadramento do Índice de Basileia, em termos de efeitos sobre a liquidez e a alavancagem. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, de classificação exploratória e natureza aplicada. É um estudo de caso múltiplo junto aos gestores de riscos das cooperativas de crédito que coleta as informações necessárias sobre a importância do enquadramento do Índice do ponto de vista dos gestores e de sua influência na saúde da cooperativa. Foi aplicado um questionário com 10 questões, sendo nove questões fechadas de múltipla escolha e uma questão aberta. Os resultados apontaram que os gestores das cooperativas objeto do estudo realizam o acompanhamento do enquadramento do Índice de Basileia, envolvendo os Conselhos de Administração e Fiscal. Conclui-se que avaliar o efetivo enquadramento do Índice de Basileia é relevante às cooperativas de crédito na sua capacidade de absorver os impactos do Sistema Financeiro Nacional e de setores da economia.

Referências

ANBIMA. Basileia III no Brasil. Informe de Legislação. Disponível em: <https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/regulacao/informe-de-legislacao/basileia-iii-no-brasil.htm> Acesso em 09 jan. 2023.

BCB, Relatório de estabilidade financeira, v. 21, n. 1 | 2022. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/publicacoes/ref>. Acesso em: 12 set. 2022.

____,Recomendações de Basileia. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia>. Acesso em 09 jan. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. -São Paulo: Atlas, 2008.

IBGC. Gerenciamento de riscos corporativos: evolução em governança e estratégia. São Paulo, SP: IBGC, 2017. (Série Cadernos de Governança Corporativa, 19). 64p. Disponível em: <https://conhecimento.ibgc.org.br/Paginas/Publicacao.aspx?PubId=21794>. Acesso em: 13 jun. 2022.

MACHADO FILHO, Claudio Pinheiro. Responsabilidade social e governança: o debate e as implicações. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Marcelo Vieira. Coopbook: cooperativismo de A a Z. 1 ed. Penha, SC: Vigia Editora, 2021.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. Ed. Atlas. 1996.

MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

OCB. Anuário do Cooperativismo Brasileiro | 2022. Disponível em: <https://anuario.coop.br/ramos/credito>. Acesso em 14 jan. 2023.

PRADANOV, Cleber Cristiano; FREIRAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos/ trad. Daniel Grassi - 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos