A IMPORTÂNCIA DO PÓS-VENDA EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO MOVELEIRO

Autores

  • Mauro Carlos Gorgen
  • Dorneles Sita Fagundes

Resumo

Este artigo possui como tema o pós-venda e tem por objetivo principal avaliar a importância do pós-venda na fidelização de clientes. Entre seus objetivos específicos, propõem-se a relacionar e descrever os principais fatores identificados como diferenciais na fidelização de clientes, identificar os canais de comunicação mais relevantes e a gestão do cliente e também analisar o pós-venda como vantagem competitiva. A pesquisa procurou compreender como esta ferramenta pode se tornar um diferencial competitivo num mercado cada vez mais complexo e exigente. Quanto à metodologia, o artigo será desenvolvido através de um estudo de caso. Com relação à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa quantitativa, que se classifica como bibliográfica exploratória. Acerca da natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, tendo como procedimento a pesquisa de campo. Para entender a importância do pósvenda junto aos clientes selecionados, foi aplicado um questionário com 13 perguntas fechadas. Os resultados comprovaram a importância que a fidelização dos clientes traz para as organizações e o quanto executar o pós-venda é determinante nisso. Dessa forma, conclui-se que implantar a gestão do pós-venda é uma das formas mais eficazes de medir a satisfação dos consumidores e criar valor para a empresa. Tais medidas possuem relação direta com aumento no faturamento e volume de pedidos, além dos clientes negociarem com maior frequência.

Referências

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Teoria e pesquisa. São Paulo: Monole, 2003.

BRUYNE, Paul de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1991.

CHRISTOPHER, Martin. O marketing da logística. São Paulo: Futura, 1999. Disponível em: <https://exame.com/pme/por-que-investir-mais-nos-clientes-atuais-do-queem-novos/> Porque investir mais nos clientes atuais do que em novos. Acesso em: 22 abr. 2021.

FREEMANTLE, David. Incrível Atendimento ao Cliente. São Paulo: Makron Books, 1994.

FUTRELL, Charles M. Vendas: fundamentos e novas práticas de gestão. São Paulo: Saraiva,2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006

MOREIRA, Júlio César Tavares. Administração de Vendas. São Paulo: Saraiva, 2005.

ROSA, Silvana Goulart Machado. O poder do pós-venda. 2 ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2004.

SANTOS, Joel J. Encantar o cliente dá lucro: Revolucione sua empresa e ame os seus clientes: fatores primordiais de diferenciação dos concorrentes. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

SILVA, Amanda Kelly da; CAMPOS, Vanessa Aparecida da Silva; VENDRAME, Francisco César; SARRACENI, Jovira Maria; VENDRAME, Máris de Cássia Ribeiro. Técnicas de venda: uma ferramenta para alcançar as receitas. Lins/SP. 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2021.

SILVA, Dirceu da; SIMON, Fernanda de Oliveira. Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos do CERU, 2 (16), 11-27. 2005.

VAVRA, Terry G. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Atlas, 1993.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Edição

Seção

Artigos